A segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães, traz consigo uma preocupação a mais para os consumidores: escolher o presente, com preço acessível. São inúmeras ofertas e promoções que ajudam a aumentar a dúvida na hora das compras.

Para que pais e filhos acertem no presente e não levem problemas para casa, o Procon-PR dá algumas orientações. Uma delas é levar em conta que as mães têm estilos diferentes e é importante analisar esse perfil para acertar no presente.

Qualquer que seja o presente, ela vai gostar de receber um produto ou serviço de qualidade e que tenha um preço acessível. Para isso o Procon orienta o consumidor a fazer uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos, comparar os produtos ou serviços ofertados, analisar as condições de pagamento, verificar a garantia e a possibilidade de troca se o presente não agradar.

Cuidados essenciais
Principalmente na compra de aparelhos eletrônicos ou eletroeletrônicos, o Procon recomenda que o consumidor faça os testes na loja. Ao adquiri-lo, verificar se o manual está em português e acompanha o produto e o certificado de garantia preenchido. Ambos devem ser entregues no ato da compra.

No caso de vestuário, observar se a peça possui etiqueta com informações sobre a composição do tecido, lavagem e tamanho. Tamanho, cor e modelo não são considerados defeitos e a troca é uma liberalidade da empresa.

Se houver defeito, é preciso respeitar os prazos para troca ou reclamação. Qualquer problema o consumidor poderá ligar para o Disque Procon 0800-41-1512, ou comparecer à sede do órgão, Alameda Cabral 184, esquina com a Rua Cruz Machado, centro, Curitiba, a partir das 9 horas.