Araucária esteve presente na oitava edição do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História realizado na Universidade de São Paulo (USP), de 28 a 31 de julho. O evento discutiu as metodologias e as perspectivas de pesquisa sobre a disciplina.
Os professores do município apresentaram trabalhos relacionados à educação histórica, que vem sendo desenvolvida com os alunos das escolas locais desde 2007, a partir dos assessoramentos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Segundo a Professora Cristiane Perretto, coordenadora de História da SMED, ao longo dos anos, o ensino de História vem se consolidando como campo de pesquisa, tanto que se expressa em numerosas dissertações, teses e publicações. “Estas abordam diferentes linhas de pesquisa, mas entre elas está a da educação histórica, presente nas práticas e reflexão dos professores que atuam na rede de ensino de Araucária”, pontuou.
Ela destacou a assessoria da Professora Maria Auxiliadora Schmidt (UFPR) nas mediações junto aos profissionais.
O resultado do trabalho foi apresentado no Encontro Nacional em oito painéis e publicados nos anais do evento, abordando a necessidade de se conhecer e analisar as relações de alunos e professores com o conhecimento histórico e que colocaram em evidência a presença dos professores-pesquisadores de Araucária.