Professores participam de encontro de História

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Araucária esteve presente na oitava edição do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História realizado na Universidade de São Paulo (USP), de 28 a 31 de julho. O evento discutiu as metodologias e as perspectivas de pesquisa sobre a disciplina.

Os professores do município apresentaram trabalhos relacionados à educação histórica, que vem sendo desenvolvida com os alunos das escolas locais desde 2007, a partir dos assessoramentos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Segundo a Professora Cristiane Perretto, coordenadora de História da SMED, ao longo dos anos, o ensino de História vem se consolidando como campo de pesquisa, tanto que se expressa em numerosas dissertações, teses e publicações. “Estas abordam diferentes linhas de pesquisa, mas entre elas está a da educação histórica, presente nas práticas e reflexão dos professores que atuam na rede de ensino de Araucária”, pontuou.

Ela destacou a assessoria da Professora Maria Auxiliadora Schmidt (UFPR) nas mediações junto aos profissionais.

O resultado do trabalho foi apresentado no Encontro Nacional em oito painéis e publicados nos anais do evento, abordando a necessidade de se conhecer e analisar as relações de alunos e professores com o conhecimento histórico e que colocaram em evidência a presença dos professores-pesquisadores de Araucária.