A Organização Não Governamental Projeto Não Violência (PNV) que desde 2009 estava desenvolvendo o projeto Tribos da Paz – Fortalecendo Lideranças Juvenis na Escola Municipal Ibrahim Antônio Mansur, encerrou sua programação.
Na sexta-feira, dia 20, mais de 30 alunos foram formados agentes da paz, com o objetivo de tornarem-se líderes na comunidade escolar promovendo a Cultura da Paz. Aos pais e professores que também participaram do programa, cabe o papel de fortalecer a capacidade de liderança dos alunos para que se tornem referência aos mais jovens.
O programa teve o apoio da Petrobras e desenvolveu uma série de oficinas para que os alunos pudessem pensar o seu importante papel na sociedade e desenvolver estratégias pacíficas para combater a violência, chamando a atenção de toda a escola para os problemas enfrentados pela instituição no dia-a-dia.
Ao final das oficinas, os alunos realizaram vídeos para sensibilizar a comunidade escolar para o problema da violência. Além disso, criaram espaços para que todos pudessem refletir e falar sobre a violência que acontece no ambiente escolar e no entorno e ver o que precisa ser mudado.

Resultados
Segundo a diretora auxiliar da Escola Ibrahim, Dinueli Lesniowski, as ações do programa já refletem no comportamento dos alunos. “Podemos sentir que as incidências de brigas e agressões reduziram sensivelmente. Esperamos que agora os alunos formados pelo Tribos da Paz sejam multiplicadores do aprendizado e dessa mudança de conduta e dêem continuidade ao programa para os outros alunos da escola”, reforça.