Araucária PR, , 25°C

Projeto esportivo consegue incentivo do estado
A reunião com o secretário de esportes do estado aconteceu no dia 2

Para o time Veteranos do Jatobá, o futebol é mais que uma paixão. É a promoção da cidadania. Isso mesmo! Além de representarem o bairro em amistosos e competições, alguns membros da equipe coordenam voluntariamente o Projeto “De Olho no Futuro”, e fazem de tudo para que os participantes aprendam novas jogadas para o futebol e para a vida. “Trabalhamos com crianças carentes do sub 9, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17, mas nossa intenção não é só formar craques. Queremos construir cidadãos melhores ao transmitir o que é compromisso e responsabilidade”, afirma o coordenador Luiz Tavares.

Para isso, os técnicos exigem disciplina em todos os treinos e incentivam a participação ativa na escola. “O professor Wilson sempre cobra boas notas para que nenhum deles repita de ano e para que todos aproveitem bem a oportunidade que têm em sala de aula”, garante.

Além disso, nenhum garoto pode destratar os colegas durante os treinos ou fora deles. “Você tem que ter respeito, não pode xingar e, se brigar, é expulso do jogo. Mas eu nunca fui expulso”, comemora o pequeno Luan Vinícius, de 11 anos. Segundo ele, sua participação no grupo começou em 2007 e, desde então, ele faz questão de mostrar que se dá bem com a bola e com a comunidade. “A gente já se reuniu pra limpar as pichações do muro do campo do Jatobá, e agora estamos juntando óleo de cozinha pra fazer sabão. Isso é muito legal, porque a gente não pode ter vergonha de ajudar o nosso bairro”, completa o garoto, que cursa o 6º ano na Escola Municipal Elvira de França Buschmann.

Segundo o coordenador, atividades como essas são essenciais para que as crianças valorizem o local em que moram e deem valor ao bem comum. “Elas têm que aprender a cuidar do que usam, como o campo, e também do que as outras pessoas usam. Por isso, sempre desenvolvemos projetos que ajudem a comunidade, e conscientizamos a criançada a não jogar lixo no chão, a reciclar e a cuidar do meio ambiente”, informa.

Auxílio do estado
No entanto, ainda que o projeto seja uma excelente oportunidade para as crianças do Jatobá, ele passa pelo mesmo problema de outras entidades da região: a falta de apoio financeiro. “Várias vezes, a gente precisou tirar dinheiro do bolso, mas não conseguimos dar conta sozinhos”, desabafa. Por isso, Luiz decidiu buscar auxílio fora dos muros da cidade. “Nós entramos em contato com o assessor do deputado federal Ratinho Junior, e ele nos encaminhou até o secretário de esportes do estado, o senhor Evandro Rogério Roman”.

A reunião com o secretário aconteceu na tarde do dia 2 de julho, quando Luiz aproveitou para mostrar todas as atividades desenvolvidas pelo “De Olho no Futuro”. “O secretário gostou bastante da maneira como unimos o futebol e o social. Então, falou que temos que fazer isso mesmo, e que iria nos ajudar”, comemora o coordenador. “No mesmo dia, ele nos deu várias bolas e ainda ficou de nos ajudar com outros materiais esportivos como chuteiras para as crianças que não têm condição de comprar, coletes, cones, uniformes e remédios. Tudo ficou protocolado e devemos receber até o fim deste mês”, adianta.

Segundo ele, essa é uma vitória pelo trabalho desenvolvido pelos voluntários e também pela dedicação de cada criança do projeto. “Por isso, todos estão de parabéns”, finaliza.

Projeto esportivo consegue incentivo do estado
 

Leia outras notícias