Fotos: Marco Charneski
Projeto Integração incentiva a leitura
Biblioteca tornou-se um ambiente atrativo para alunos e comunidade

Desde agosto de 2009, a Escola Municipal Prof.ª Terezinha Mariano Theobald, em parceria com a Petrobras, está desenvolvendo o Projeto Integração Escola Comunidade. A escola foi uma das selecionadas para receber a verba liberada pela Petrobras e equipar a biblioteca para desenvolver atividades de incentivo à leitura dentro da instituição e na comunidade ao seu entorno.
Esta parceria, que começou em 2008, quando o profº Evaristo Pitágoras Boeira de Souza, diretor-auxiliar na época, com o auxilio de outros profissionais da escola, elaborou o projeto para concorrer com outras entidades, terá duração de um ano.
A coordenadora técnica do projeto, Maria Terezinha Piva, e a funcionária da biblioteca, Aurélia Cristine Soares, comentam que várias atividades já foram desenvolvidas desde que o projeto começou. “A primeira delas foi a escolha do mascote da biblioteca, através de uma gincana entre os alunos; apresentação de peças teatrais e teatro de fantoches; resgate da história da escola e a escolha do nome da biblioteca – Theo Teka”, comenta a coordenadora.  
Outro trabalho importante que tem sido desenvolvido é a contação de história – a Hora do Conto. Os alunos foram treinados pela Profª Cristiane e agora vão visitar algumas escolas para levar esta atividade aos alunos. O projeto já esteve na Escola General Celso e também visitará os CMEIs Tindiquera e Iguaçu.
“A Profª Regina, de Língua Portuguesa, também está ensaiando uma peça de teatro que será apresentada em maio em homenagem às mães, para toda a comunidade escolar”, acrescentou a coordenadora.

Projeto Integração incentiva a leitura
Alunos durante a Hora do Conto na Escola Municipal General Celso

Para todos
A biblioteca da Escola Terezinha Theobald possui grande acervo de livros, fantoches, materiais lúdicos, assinatura de várias revistas e jornais.
A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem oportunizado o espaço e recursos humanos para atendimento da biblioteca, que estará à disposição da comunidade para empréstimo de livros aos sábados, no período da tarde, das 13h às 17h. E aos sábados, a biblioteca vai oferecer cursos de artesanato à comunidade.
Para os alunos, o horário de atendimento da biblioteca vai das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.