Hoje existem apenas quatro colégios estaduais em Araucária com prédios próprios. Todas as outras instituições mantidas pelo Governo do Estado utilizam imóveis da Prefeitura, no que é chamado de regime de dualidade: ou seja, escolas municipais e estaduais dividem o mesmo espaço.

Não é difícil de constatar que tal convivência não é das mais fáceis, principalmente na hora de decidir quem é o responsável pela manutenção desses prédios. Educadores que lecionam em Araucária são quase unânimes sobre a dualidade: não dá certo. O correto é que, como diria aquela musiquinha, cada escola fique no seu quadrado.

Na reunião da última terça-feira, dia 9, os técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) trouxeram pelo menos uma boa notícia para a comunidade escolar do Colégio Helena: eles devem ganhar um espaço próprio bem próximo da escola do qual foram despejados. É que o terreno que fica em frente à Escola Archelau, hoje ocupado por ciganos, pertence ao Estado e já existe um projeto para construir o novo Helena lá. Serão dez salas de aula e os pais têm o compromisso da SEED que o processo para que a obra saia do papel será agilizado. Mesmo assim, é bom que a comunidade fique de olho e pressione para a promessa feita seja cumprida. Ainda mais que estamos em ano eleitoral e, como se sabe, se alguma coisa tiver que acontecer na esfera estadual só acontecerá até o meio do ano. Depois, esqueçam, já que o governo será outro.