Secretário deu a palavra de que SEMA olhará pela cidade
A deputada federal Rosane Ferreira (PV) e uma comissão de representantes de Araucária estiveram na segunda-feira, 8 de abril, com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, discutindo algumas demandas da cidade e que necessariamente necessitam do apoio da SEMA para se tornarem realidade.
Acompanhando Rosane estiveram o vereador Paulo Horácio (PSDB), o presidente da Associação Comercial de Araucária, Carlos do Valle, o presidente do diretório municipal do PV, Reinaldo Skalizs, e o ambientalista José Paulo Loureiro. De acordo com a deputada, o encontro serviu basicamente para que o secretário fosse posto a par de algumas questões ambientais envolvendo o município. “Foi um primeiro encontro para mostrar ao secretário Cheida as demandas da cidade e mostrar a importância da ação do poder público para garantir melhorias para os araucarienses, especialmente no cuidado ambiental”, sintetizou a parlamentar.
Pautas
Entre os assuntos tratados no encontro, estava a destinação de parte dos recursos da compensação ambiental condicionada pela lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) no município de Araucária. Como se sabe, esta lei obrigou a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a pagar milhões de reais ao Estado por conta das obras de modernização e ampliação pela qual passou recentemente. No entanto, nenhum centavo deste dinheiro foi investido na cidade, que é quem mais sofreu impactos ambientais e sociais por conta do projeto. “Conseguimos o compromisso do secretário de que parte desse recurso será investido em Araucária”, comentou a deputada. Ao que se sabe, esse dinheiro pode alcançar o montante de R$ 30 milhões e deve ser investido na implantação ou ampliação de uma unidade de conservação de proteção integral.
Ainda durante o encontro, foram discutidos a previsão de instalação da CPL e da Coquepar em Araucária. Ambos os projetos têm gerado bastante discussão em virtude dos possíveis impactos ambientais e sociais que seriam causados na cidade. Outro ponto que também integrou a pauta foi o Parque Estadual José Wachowicz, que aguarda a decisão do Governo Estadual em fazer a avaliação fundiária da área de 119 hectares que o constitui.
Durante a reunião, o secretário de prontificou a constituir a comissão de técnicos do Estado que farão a avaliação fundiária do parque para o pagamento da desapropriação.