A noite fria da última sexta-feira, dia 4, não impediu que dezenas de moradores do jardim Tupy comparecessem à Escola Municipal Azuréa Belnoski para acompanhar a assinatura do contrato para pavimentação de diversas ruas do bairro. O encontro foi comandado pelo prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), que esteve na região há alguns meses para anunciar a abertura da licitação da obra. “Conforme prometido naquela ocasião, hoje estamos aqui para assinar o contrato com a empresa que venceu a concorrência e comunicar que as obras começam já na semana que vem (esta semana)”, garantiu.

Ainda em seu discurso, o prefeito aproveitou para prestar contas do que a prefeitura vem fazendo em benefício da população. Entre as obras destacadas por Olizandro, estavam o Hospital e o Mercado Municipal, o viaduto de entrada da cidade e o programa de qualificação. Especificamente para aquela região, o prefeito citou a criação do linhão Tupy-Vila Angélica e as obras do Núcleo Comunitário, que devem ser iniciadas nas próximas semanas.

Beneficiadas
Serão asfaltadas as ruas Acácias, Brinco de Cigana, Dálias, Malva e Prímula, totalizando cerca de 2,5 quilômetros de pavimentação. “Neste primeiro momento estão sendo beneficiadas as ruas por onde passam os ônibus do transporte coletivo”, informou o secretário de Obras Públicas, Conrado Faria de Albuquerque, acrescentando que as obras contemplam a construção de calçadas, meio-fio, plantio de grama, sinalização horizontal e vertical, além de rampas para o acesso de cadeirantes.

Autoridades
Além do prefeito Olizandro e da comunidade local, também estiveram presentes ao encontro o presidente da Câmara, Esmale Ferreira Padilha (PSL) e diversos secretários municipais.

Mais asfalto

Na última terça-feira, dia 1º, o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), esteve com o governador Roberto Requião e com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, para receber as autorizações para iniciar o processo licitatório para pavimentação de 25 trechos de ruas nos jardins Santa Clara e Tupy I.

Sobre os recursos, que totalizam R$ 4,1 milhões, o prefeito Olizandro disse que, através desta parceria entre o Município de Araucária e o Governo do Estado, é possível atender as demandas das comunidades, que precisam de infra-estrutura urbana, principalmente de pavimentação. “Na verdade os projetos de pavimentação do Paranacidade não se restringem à colocação do pavimento: é uma urbanização do bairro beneficiado, já que inclui, entre outros serviços, obras de drenagem, construção de calçada e plantio de grama”, destacou, em declaração à Agência Estadual de Notícias (AEN).

Recursos
Segundo o secretário Forte Netto, as obras são financiadas pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU), administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pelo Paranacidade, tendo a Agência de Fomento do Paraná S/A (AFPR) como agente financeiro.