Araucária PR, , 20°C

SAMU também começa a operar esta semana
Para nossa alegria, as ambulâncias do SAMU finalmente vão rodar

Outro serviço que finalmente passa a beneficiar a população araucariense a partir de quinta-feira, dia 2, é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Serão três ambulâncias, uma delas com UTI, para atender aqueles casos de infarto, derrame, apendicite, acidente de carro, pneumonia, acidente vascular cerebral, pressão muito alta, descompensada, desmaios, cólicas de rins, falta de ar, dor no peito, qualquer dor de forte intensidade, crises convulsivas e sangramentos. Os pacientes poderão acionar o serviço ligando gratuitamente para o 192 nas 24 horas do dia.

Assim como a construção da UPA, o SAMU também é fruto de uma parceria entre Município, Estado e União. Este último ente, aliás, já havia doado as ambulâncias para Araucária há mais de dois anos, sendo que durante todo este período elas ficaram paradas nas garagens da Prefeitura enquanto eram resolvidas as burocracias do sistema.

Inclusive, para colocar o SAMU em operação, a Secretaria de Saúde teve que contratar uma empresa especializada para gerenciar as ambulâncias doadas pelo Governo Federal. A licitação teve como vencedora a empresa Resgate-PR Atendimento Pré-Hospitalar, que por um contrato de doze meses receberá dos cofres municipais R$ 2.184.173,40. Caberá a esta empresa o fornecimento dos médicos, socorristas e enfermeiros que atuarão no SAMU.

Central de Ambulâncias
A entrada em operação do SAMU não acabará com a Central de Ambulâncias do Município, que hoje é quem socorre as pessoas que carecem de transporte de casa até o hospital. No entanto, deixará de atender casos de urgência e emergência, sendo responsável somente pelo que a SMSA chama de transporte sanitário, acionado para levar um paciente com dificuldade de locomoção para uma consulta e assim por diante. Para acioná-lo, as pessoas devem continuar utilizando o telefone 0800-643-3007.

Já o SIATE, que é o serviço de ambulância do Corpo de Bombeiros, continua existindo e deve ser acionado pelo telefone 193 naqueles casos de acidentes de trânsito ou casos de ferimentos com politraumatismo, arma de fogo e arma branca. W.B.

Leia outras notícias