Secretaria de Meio Ambiente capacita agentes ambientais mirins
Agentes mirins vão aprender sobre ecologia, fauna, flora, saneamento básico, entre outros assuntos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) deu início ao processo de capacitação de agentes ambientais mirins para implementação de ações diferenciadas em escolas por meio de representantes dos quintos anos da rede municipal de ensino. A primeira turma iniciada teve aula na tarde de sexta-feira, dia 5, na SMMA, e foi constituída por alunos das escolas Werka, Ibraim, Archelau e Egipciana.

O objetivo da iniciativa é formar 170 agentes ambientais mirins para promover a conscientização, orientação e mobilização da comunidade quanto ao cuidado e a importância com o meio ambiente, auxiliando na multiplicação de práticas que possam minimizar danos ambientais.

As orientações realizadas abordarão explicações de ecologia, fauna, flora, saneamento básico, resíduos, consciência global e serviços prestados pela SMMA. Visitas práticas também serão executadas para que os alunos conheçam o Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis, o Horto Municipal, o Parque Cachoeira e o Centro de Controle de Zoonoses.

Bom exemplo
Anita Almeida, de 9 anos, foi uma das escolhidas para representar sua turma pela Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka. Ela gostou do passeio e disse que já cobra em casa as noções repassadas. “Eu sempre falo para o meu vô separar a latinha de cerveja para reciclar”, revela.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, comentou que ficou contente com a participação dos selecionados. “As crianças estavam bem animadas e todos representantes do primeiro bloco compareceram. Esperamos que as outras escolas tenham boa adesão também”, explica Maria Ângela de Carvalho Caron.

Os cuidados com o meio ambiente precisam de ampla discussão e prática constante para que as futuras gerações não padeçam, ressalta o diretor da SMMA, Elias Ubirajara Kasecker Junior. “Comentei com as crianças que eu estudei em Araucária e as escolas que frequentei ainda existem, sendo que alguns deles estudam lá graças a essa preservação. Assim como os prédios, o meio ambiente também precisa ser conservado para que os descendentes deles possam usufruir dessa estrutura”, comenta. As atividades com as escolas municipais continuam e na data provável de 17 de abril haverá uma visita dos agentes ao Horto Municipal.