Araucária PR, , 21°C

Motoristas que passaram pela Rodovia do Xisto, entre Contenda e Araucária, na quarta-feira, dia 11, se surpreenderam com um acidente entre um caminhão tanque da empresa Dalçoquio e um veículo Fox e duas vítimas. Na verdade tudo não passou de uma simulação preparada pelo Grupo de Transporte e Distribuição do Plano de Auxílio Mútuo do Núcleo da Defesa Civil PAM/Nudec de Araucária.

O PAM reúne várias empresas da cidade com intuito de para desenvolver e testar planos de gestão de acidentes. A simulação foi coordenada pela empresa Dalçóquio e outras 11 que formam o grupo de transporte e distribuição e contou com apoio da Concessionária Caminhos do Paraná, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros.

Conforme explica o técnico em Segurança da empresa Dalçoquio e secretário do PAM, Marcos Formaio, o Plano foi subdividido em cinco grupos que se reúnem mensalmente para discutir planos de segurança e auxílio mútuo entre as empresas. “Depois os assuntos são levados para uma reunião entre todos os grupos. Também como tarefa cada um tem que promover dois simulados durante o ano”, comenta.

Neste simulado do dia 11, Marcos contou que a proposta foi treinar a prevenção e preparação para atendimento a emergências e também melhorar o entrosamento com todos os órgãos envolvidos com a segurança. “Naquela simulação prevemos várias situações como o acidente em si, o vazamento de produto perigoso e a existência de duas vítimas”, acrescentou.

Leia outras notícias