Sismmar segue com projeto contra violência
Terceira reunião do projeto definiu tarefas entre as entidades

O Sindicato dos Servidores do Magistério de Araucária – Sismmar deu mais um passo para a implantação do projeto de combate a violência nas escolas. Na tarde de quarta-feira, dia 17, realizou sua terceira reunião, desta vez distribuindo tarefas entre os representantes das secretarias e dos conselhos do município, que já haviam participado do segundo debate, realizado no dia 3 de abril.

“A primeira reunião aconteceu no dia 13 de março, quando apresentamos o projeto e discutimos com os diretores das escolas municipais e da Guarda Municipal, propondo a realização de uma audiência pública e a elaboração de um relatório sobre a situação das escolas em relação ao enfrentamento à violência. Na segunda reunião, 3 de abril, convidamos secretarias e conselhos para sensibilizá-los quanto à organização e participação na audiência”, conta a presidente do Sismmar, Giovana Piletti Brondani.

Segundo ela, a audiência deve ocorrer no dia 14 de junho, onde uma comissão que será composta por membros das secretarias de Educação, Ação Social e Segurança Pública deverá cuidar da organização da logística da audiência. “Nós debatemos sobre a lei municipal nº 2.263/2010 que estabelece a criação de Comissões Internas de Prevenção à Violência Escolar e a SMED deverá instituir as comissões em conjunto com os Conselhos Escolares”, argumentou Giovana.

Ainda de acordo com o Sismmar, a Ação Social e o Departamento de Ação e Prevenção da Guarda Municipal, que atende às escolas, deverão elaborar um relatório e apresentar dados de atendimentos que vem sendo realizados. “Além disso, vamos iniciar uma campanha publicitária para mobilizar a população a participar da audiência pública, em parceria com demais entidades locais. o Sismmar também irá convidar as direções das escolas para uma próxima reunião”, finalizou Giovana.