A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou ontem, dia 6, em nota oficial, que o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) não atende mais pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a nota, assinada pelo secretário de Saúde, Wilson Mendes Ramos, foi o próprio Hospital que solicitou o descredenciamento do SUS. “A partir do dia 1º de novembro de 2008, a entidade passa a atender pacientes somente em regime particular ou com convênio médico”.

Ainda segundo o secretário, SMSA tentou exaustivamente negociar com o HSVP para que eles continuassem a atender pelo SUS. Inclusive, até o Comusar (Conselho Municipal de Saúde de Araucária) teria participado das conversas, mas no final não houve consenso financeiro com o Hospital. O secretário afirmou ainda que a prefeitura concedeu por 18 meses, através de subvenções sociais, recursos para dar cobertura de diferenças originárias da tabela de procedimentos do SUS. Porém, os repasses se encerraram a partir da abertura do novo Hospital.

Orientações
A nota explica ainda que os pacientes que precisarem de qualquer atendimento médico pelo SUS deverão se dirigir aos centros de saúde da prefeitura e ao NIS. Wilson informou ainda que a partir de agora a prefeitura não poderá, por exemplo, efetuar o serviço de remoção de pacientes e a realização de exames oriundos do Hospital São Vicente, uma vez que a entidade, ao solicitar o descredenciamento do SUS, passou a ser um estabelecimento de saúde exclusivamente privado.

Sem declarações
Assim que recebeu a nota oficial da SMSA, um repórter do O Popular foi até o HSVP para tentar ouvir o responsável por sua administração sobre o caso. No entanto, eles não quiseram confirmar ou desmentir nenhuma das informações veiculadas pela prefeitura. Disseram apenas que hoje, dia 7, a direção do Hospital deve se pronunciar sobre o assunto.