O Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski implantou um sistema que vai permitir a comunicação interna entre as salas de aula. Trata-se de um circuito interno de TV, que foi criado a partir das televisões de cor laranja, implantadas nas escolas pelo governo estadual.

Segundo os idealizadores do projeto, Alcides José Padilha e João Carlos de Oliveira, o sistema utiliza os recursos da TV Pendrive, que são sintonizadas através de antena parabólica, antena convencional, aparelho de DVD e uma câmera filmadora.

“A conexão entre as TVs e os aparelhos é feita por meio de um aparelho de TV 29 polegadas, que utiliza um modulador de áudio e vídeo, um game seletor e um combinador de sinais, onde é feito o comando de uma sala para a distribuição da programação para as demais”, explicam os idealizadores.

Com esse sistema é possível sintonizar em todas as TVs a programação da TV Paulo Freire, TV Escola, TV Aberta, programação interna elaborada por professores e alunos, com autorização da equipe pedagógica e direção.

Segundo o diretor do Szymanski, Jurandir Salustiano Pinto, com esse sistema não há necessidade de a direção se descolar até as salas de aula para passar algum aviso para os alunos, pois isso será feito simultaneamente. “Temos 23 salas de aula e cinco salas de apoio e todas estão equipadas com aparelhos de TV, o que vai facilitar a comunicação interna na nossa escola”, disse Jurandir.