Hoje, dia 3, centenas de alunos da rede municipal de ensino assistem a apresentação indígena do grupo étnico Fulni-ô, de Águas Belas, Estado de Pernambuco. O evento faz parte do projeto “Índio na Escola”, e é aberto à comunidade e terá seis apresentações no Parque Cachoeira (local próximo ao Museu).

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a ideia é oportunizar aos alunos o contato direto com a cultura indígena. O evento conta com apresentações de danças e cantos tradicionais e os indígenas fazem uma roda de conversa com os presentes com o objetivo de divulgar a sua cultura. As apresentações duram uma hora e ocorrem às 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30.

No local, estão disponíveis para venda artesanatos confeccionados nas aldeias e os recursos destinam-se à auxiliar na subsistência da comunidades.

A etnia Fulni-ô pertence ao tronco linguístico Macro-Jê e atualmente conta população de 3.657 pessoas vivendo em Águas Belas, no semi-árido pernambucano.

Além da SMED, as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e de Meio Ambiente (SMMA) estão diretamente envolvidas com o evento.