Marco Charneski

Termina 4ª feira o prazo para fazer ou transferir 1ª via
Filas começam a aumentar porque todos querem ficar em dia com a Justiça Eleitoral

O prazo para os cidadãos que ainda não solicitaram seu título de eleitor ou que desejam transferir o domicílio termina na próxima quarta-feira, dia 5 de maio. A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais ou regularizar o título.
O primeiro turno das Eleições 2010 será no dia 3 de outubro, quando acontecem as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.
De acordo com o Fórum Eleitoral de Araucária, o movimento aumentou bastante nas últimas semanas, com uma média de 150 atendimentos diários. E para garantir que todos os cidadãos possam ficar em dia com a Justiça Eleitoral, o Fórum vai abrir neste sábado, dia 1º de maio, no horário das 13 às 17 horas, e nos dias que antecedem o prazo final – segunda, terça e quarta-feira, dias 3, 4 e 5 de maio – o horário de atendimento será das 8 às 18 horas.

Primeira via
A pessoa deverá levar um documento oficial e original que contenha nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu (Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Reservista e Carteira de Trabalho).  Não serão aceitos carteira de habilitação e o passaporte. Quitação do serviço militar (para os homens).
É importante ressaltar que as pessoas deverão apresentar um comprovante de residência no seu nome ou dos pais, e caso o documento esteja no nome de um terceiro, este deverá acompanhar o solicitante para assinar uma declaração.
Se a pessoa estuda em alguma escola de Araucária também poderá levar uma declaração da instituição de ensino onde
está matriculada.

Transferência
Levar o título de eleitor; documento oficial e original que contenha nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu (Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Reservista e Carteira de Trabalho). Não serão aceitos a carteira de habilitação e o passaporte.
Também é necessário levar um comprovante de residência no nome do solicitante ou dos seus pais, com data anterior a janeiro de 2010 e que tenha menos de um ano. Não serão aceitas correspondências particulares.
Após o encerramento deste trabalho que está sendo feito pela Justiça Eleitoral, do cadastramento de novos eleitores e da transferência de títulos, Araucária terá uma variação no número de cidadãos aptos a votar nas próximas eleições. Até o momento, a cidade tem cerca de 85 mil eleitores.