Um dos sons da cultura local mostra a que veio
Giba (guitarra e voz), Paulinho (guitarra e voz), João Knopik (baixo), Gica (voz) e Bruno Saibert (bateria) se conhecem há mais de oito anos

A vontade adolescente de pertencer a uma banda e o frio na barriga ao subir no palco uniu há oito anos a banda Plano2. Alguns de seus integrantes se conheceram em uma escola de música da cidade, pra ser mais exata no laboratório de bandas que se organizava para as apresentações de final de ano.

Giba (guitarra e voz), Paulinho (guitarra e voz) e João Knopik (baixo) aproveitaram a chance e deram início aos primeiros ensaios, em 2005. Foi em um deles que Bruno Saibert (bateria) entrou para o time e mais tarde em outro ensaio conheceram o Gica (voz), que pediu pra cantar algumas músicas, assumindo assim o lugar nos vocais, antes ocupado por Batista que havia deixado a banda recentemente.

As primeiras oportunidades foram surgindo e uma das mais memoráveis – opinião unânime – foi um show que fizeram no Colégio Estadual Professor Julio Szymanski em 2007.

Alguns anos passaram, o mundo adulto batia à porta e o grupo precisou dar um tempo, cuidar das famílias que começaram a formar e das responsabilidades, mas a amizade continuou e foi ela que os reuniu novamente em 2012, para participar do Festcar. “Decidimos participar por algo pessoal. Queríamos tocar para as nossas famílias. Seria o primeiro show que nossos filhos veriam. Além disso, era a chance de relembrar os velhos tempos e nos divertirmos. Ficamos surpresos com o prêmio de 1º lugar da categoria bandas e o prêmio de ‘melhor da cidade’. Estávamos eufóricos e sentimos novamente aquela sensação nostálgica de que as coisas não poderiam parar por ali”, contam.

E a partir daí os shows voltaram a surgir, os contatos apareceram e as parcerias ocorreram naturalmente. “Fizemos um show recentemente com as bandas A4U e Haastari no Teatro da Praça. Conhecemos-nos no Festcar e fizemos um bela amizade. Eles são muito bons e naquela mesma noite os convidamos para participar do show e acho que aquecemos um pouco mais a cultura pois foram três showzaços naquela noite”, comentam.

No anseio adolescente dos primeiros anos de formação o nome da banda surgiu do questionamento do porquê algumas bandas não dão certo? Segundo os rapazes, tiveram um estalo e pensaram que todo mundo precisa de um plano, uma oportunidade para conseguir alcançar seus desejos, daí o nome da banda.

A Plano2 toca pop/rock e entre as músicas que fazem parte do set list estão composições próprias, que passam por aprimoramento durante a rotina de ensaios, que acontece no estúdio do também parceiro, Jandir Barão.

Segundo Giba, hoje estão focados na composição de músicas próprias e logo que estejam todas finalizadas serão gravadas.

Cenário local
Falando sobre o cenário local, eles dizem que existem bandas muito boas como Brainkillers, A4U, Haastari, que estão ganhando voz e espaço. “Comentamos sempre que nossa cidade é um celeiro musical com grande potencial, mas percebemos que todos sentem falta de eventos para mostrar o trabalho e isso acaba frustrando”, expõem.

Recentemente a banda foi convidada pela Secretaria Municipal de Cultura para apresentação no Ação Global, promovido pela Rede Globo em parceria com o Sesi, que acontece no próximo dia 18 de maio no Parque Cachoeira, às 13h30. A organização do evento estimou a participação de aproximadamente 10 mil pessoas e para eles é uma oportunidade única para mostrar o trabalho.

Contato
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a banda, pode encontrá-los no Facebook como Banda Plano ou mais informações sobre shows no telefone (41) 9637-7666.