Araucária PR, , 19°C

Um espaço para ensaiar e gravar música
O Barão Stúdio Bar está preparado para receber as bandas da cidade

Em uma pequena casinha na Rua Paraíba, no bairro Iguaçu, se reúnem os músicos da cena independente de Araucária. É alí que está o estúdio onde o pessoal se encontra para ensaiar, gravar e lançar seus sonhos para o mundo. Jandir Barão, 36 anos, é quem os recebe, envolvido com música desde os 10 anos de idade, resolveu, junto com seu irmão, transformar a casa da família em um estúdio de música. “Em 97 nasceu nossa banda Fervet Opus, a gente usava a casa do pai e da mãe para ensaiar e uns amigos também pediam para ensaiar aqui e nossos pais deixavam. Nossa mãe faleceu em 2002 e em 2007 nosso pai cedeu a casa, foi aí que surgiu o Barão Stúdio Bar”, relembra Jandir.

Com o tempo, o local foi ganhando corpo, mesa de som amplificada, estrutura de estúdio e foi ficando marcado como espaço de ensaio das bandas independentes. “O baterista tem que trazer o jogo de prato e o guitarrista a guitarra e a pedaleira”, conta Jandir sobre o que a banda precisa levar para os ensaios. Nos pacotes oferecidos pelo Barão Stúdio, as bandas podem optar por apenas ensaiar ou ter o ensaio gravado em uma demo, o que pode indicar uma evolução na qualidade musical ainda mais rápida, já que os músicos podem ouvir posteriormente a música e apontar o que está bom e o que deve ser melhorado.

Música em Araucária
Atualmente ensaiam e gravam no local seis bandas fixas, mas como conta Jandir, entre 12 e 15 bandas passam pelo estúdio por mês. “Ainda não tem como dizer que elas são boas, porque não tem lugar para ensaiar. Para manter uma banda tem que ter vontade, nós vemos essa falta de espaço na nossa cidade e os equipamentos são caros, é difícil se manter se não vê nenhum retorno”, explica sobre a falta de continuidade dos projetos das bandas. Para Jandir, Araucária ainda apresenta um espaço limitado para o desenvolvimento da música: “Temos aqui o Festcar, mas acontece uma vez por ano e os músicos sobem e mostram apenas uma música. Em Ponta Grossa, por exemplo, tem festivais que dão a oportunidade das bandas mostrarem melhor seu som”.

Foi pensando em estruturar um local para as bandas se desenvolverem, e unindo o sonho de trabalhar e se manter com a música, que surgiu o Barão Stúdio Bar. “Nasceu naturalmente e temos uma estrutura que dá para fazer uma gravação de boa qualidade”, explica. Para Jandir, é fundamental criar esse espaço de estrutura musical e, por isso, para ser acessível a todos, o preço dos pacotes é bem camarada. “Música para mim é energia, é sentimento. Hoje em dia as pessoas canalizam energia no funk, sertanejo universitário que só propagam um tipo de ideia. Não se preocupam mais com letra, melodia, som, temos que deixar músicas de qualidade”, conta Jandir sobre o cenário musical atual destacando a necessidade de se fazer música com conteúdo.

Ensaios
Os músicos e bandas que tiverem interesse em saber um pouco mais sobre como funciona o processo de ensaio e gravação no Barão Stúdio Bar, devem ligar no telefone 3607-3896 e falar com Jandir que vai explicar certinho os preços e marcar um horário de ensaio. O Barão Stúdio Bar também está no facebook e o contato pode ser feito também por lá.

Leia outras notícias