Um hobby bem levinho e das alturas
Ultraleves são feitos pelos integrantes ou comprados de mecânicos

Florêncio Barlera, 57 anos, tem um hobby, e muito sortudo que é, um hobby que é sua profissão. Há mais de 30 anos, logo quando surgiram os ultraleves no Brasil, Florêncio começou a montar modelos das aeronaves com um amigo. “Era uma brincadeira, mas a gente vai se envolvendo cada vez mais com o assunto. Montei um grupo por email que só fala do assunto, integrei gente do país inteiro e nisso, juntos, fizemos a Associação Brasileira de Construtores Amadores de Aeronaves Experimentais (ABRAACE)”, contou.

No início desse mês, parte do grupo deu mais um importante passo no Paraná, quarenta e dois amigos apaixonados por aviação compraram uma terra de 4 mil hectares em Balsa Nova para construir o Aero Clube Asas de Balsa Nova, voltado para a categoria ultraleves. “Ao longo de um ano e meio nós construímos toda a infraestrutura, pista asfaltada, tudo necessário para o atendimento das aeronaves ultraleves e leves. Temos abastecimento de água, gás, gasolina aeronáutica”, explicou. Florêncio, morador do bairro Boqueirão, conta sobre sua participação. “Minha participação foi desde o início, quando dois amigos tiveram a ideia de montar o clube, logo na sequência nós arregaçamos a manga e fomos trabalhar. Foram dois anos de trabalho árduo, quando não estávamos lá, estávamos projetando as coisas do dia seguinte”.

O grupo é apaixonado pelas aeronaves, juntos discutem as dificuldades e soluções na construção caseira de ultraleves, com o objetivo de unir o maior número de construtores possível. A inauguração do Aero Clube Asas de Balsa Nova foi uma vitória para a classe, o evento contou com a presença de Nelson Maganini, da ANAC que, conforme contou Florêncio, elogiu o empreendimento como um dos mais bens montados aericlubes do País. Quem tiver interesse em conhecer o aeroclube, é só chegar ao local que fica na região do Rodeiozinho, em Balsa Nova. Mais informações podem ser pegas no telefone 9973-3725.