Secretaria de Educação garante que problema está sendo resolvido e que as aulas perdidas serão repostas

A falta de professores em muitas escolas do município tem complicado a vida de pais e alunos neste início de ano letivo. Só esta semana, pais de alunos de três escolas municipais ligaram para a redação de O Popular para reclamar da situação. Na Escola Papa Paulo VI, o maior problema aconteceu numa sala de 2º série.

De acordo com a direção da instituição, a professora regente da turma está de licença médica desde o retorno do feriado de Carnaval. A partir de então as aulas estavam sendo ministradas pelos pedagogos e diretores da escola. No entanto, esta semana a situação se tornou insuportável e as aulas tiveram que ser suspensas.

A revolta dos pais foi imediata. Alguns deles foram até a escola e outros ameaçaram fazer manifestação em frente a Secretaria de Educação (SMED). Diante da situação, na quarta-feira, dia 7, a SMED finalmente conseguiu resolver o problema.

Os alunos das escolas David Carneiro e Nadir Nepomuceno Alves Pinto também sofrem com a falta de professores. A mesma situação, segundo o que apurou o Jornal O Popular, acontece em outras escolas da cidade.

Questionada sobre o problema, a Secretaria de Educação afirmou que está fazendo o possível para resolver a situação e que em breve a falta de professores não será mais problema. A SMED informou ainda que na Escola Nadir e no Papa Paulo a situação já está resolvida. No David Carneiro ainda falta um profissional para completar o quadro de docentes.

Razão
Entre os razões alegadas pela SMED para a falta de professores estão os problemas de saúde que alguns docentes apresentaram neste início de ano letivo, o fim da jornada diferenciada de trabalho (duplicação de jornada), o aumento do número de alunos neste ano letivo, a designação de professores para atender os alunos de PRÉ 1, 2 e 3 nos CMEIs, o que não acontecia antigamente.

As disciplinas com maior carência de professores no município é Educação Física e RMD (Regente de Modalidade Diferenciada).

Reposição
A SMED adiantou ainda que todas as aulas perdidas serão repostas no decorrer do deste ano letivo. No entanto, é importante que os pais fiquem atentos e verifiquem se estas aulas estão mesmo sendo repostas e a forma como esta reposição está sendo feita.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe