Araucária PR, , 19°C

Uma alternativa para o Armazém da Família
Vereador Valter Souza, o Valtão, Alan Henning, Olizandro e Sérgio Zadorosny formalizando o pedido

Tendo que resolver a questão do fornecimento de frutas, verduras e outros produtos da cesta básica à população carente por um preço abaixo do mercado, e sem uma solução para o problema dos desfalques no Armazém da Família à vista, o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) colocou sua equipe para tentar encontrar alternativas para o problema.

Durante este mês o chefe de gabinete Alan Henning esteve na cidade de Ponta Grossa para conhecer os programas Mercado da Família e Feira Verde, que foram colocados em prática naquele município. Trouxe a ideia ao prefeito que decidiu marcar uma reunião com os responsáveis pelo programa.

Por aqui também
O encontro ocorreu na semana passada no gabinete do prefeito e estiveram por aqui o secretário municipal de Abastecimento de Ponta Grossa, Sérgio Zadorosny Filho (PSB) acompanhado do vereador Valter Souza, o Valtão (PROS) e mais assessores. Eles explicaram mais detalhadamente como funciona lá e trouxeram a proposta de que o município de Ponta Grossa, através da secretaria de Abastecimento e o município de Araucária façam um termo de cooperação técnica, onde os técnicos de Ponta Grossa irão ensinar como o sistema funciona e irão fazer o monitoramento. “Esse sistema que eles usam lá é muito interessante e pretendemos implantar aqui o quanto antes”, disse Olizandro. Ao final da reunião o prefeito entregou a Zadorosny um ofício onde solicita ao profeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel a formalização deste termo de cooperação entre os dois municípios. Também participou da reunião o chefe de gabinete Alan Henning. Caso seja aplicado por aqui, deverá ser chamado de Mercado Popular.

Como os programas funcionam em Ponta Grossa

Uma alternativa para o Armazém da Família
As pessoas levam recicláveis e trocam por frutas e verduras

São dois os programas que os pontagrossenses vieram mostrar ao Olizandro. Um deles é muito parecido com o usado por aqui no Armazém da Família, onde a prefeitura faz compras em grande quantidade e preços mais baixos que o praticado no mercado e consegue repassar esses valores aos moradores de baixa renda. Em Ponta Grossa, conforme explicou o secretário de Abastecimento de lá, Sérgio Zadorosny Filho, hoje são cerca de dez mil famílias beneficadas. O limite de renda familiar é de dois salários e meio. Também foi estendido o benefício aos servidores municipais que se encaixam nesta faixa salarial, o que representa 3.500 dos 7 mil funcionários da prefeitura. Atualmente são R$ 3 milhões envolvidos no programa. “Mesmo com estes preços subsidiados, nós conseguimos ter superávit e no último ano tivemos 8% de lucro. Este valor é reinvestido em estrutura logística no próprio programa”, conta o secretário.

O outro programa é a Feira Verde, onde a prefeitura troca materiais reciclados por frutas e verduras compradas de produtores locais na proporção de dois quilos de recicláveis por um de alimento. “Este programa é muito interessante e tem trazido excelentes resultados para o município. As pessoas trazem de tudo. Desde latinhas, papel e ferro para trocar”, explica Zadorosny. Ele disse que deu tão certo que as pessoas não deixam mais lixo nas ruas e isto diminuiu até o volume de coleta das empresas de lixo. O material reciclado coletado é entregue a associações de reciclagem e hoje envolve certa de 150 famílias.

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul