Pequenos entram no mundo da imaginação através da leitura
Através de um projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), por meio da Divisão de Literatura, na sexta-feira, dia 06, crianças do CRAS São Sebastião tiveram uma tarde de intenso contato com o universo da literatura. Desenvolvido no próprio centro, o projeto “Leitura Animada”, executado há, aproximadamente, três meses em todas as primeiras sextas-feiras do mês, levou o grupo à Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta (BIPA) para ter contato com os livros e gibis pertencentes ao local.
O projeto trabalha um período de uma hora com autores infantis e obras literárias diferenciadas. São desenvolvidas atividades de leitura, análise, discussão e produção, de forma lúdica e divertida. “Na visita à BIPA as crianças fizeram suas carteirinhas, conheceram o funcionamento da Biblioteca e também escolheram livros para empréstimo”, comenta a coordenadora da Divisão de Literatura, Jacqueline Carteri. Para quem se interessou pelo projeto, qualquer instituição pública pode agendar uma visita à Leitura Animada, basta ligar no telefone (41) 3905-6065.
Mais literatura
Agora quem for utilizar os serviços da BIPA terá ainda mais opções: a biblioteca recebeu na última quarta-feira, dia 04, 1.030 livros da Fundação Biblioteca Nacional. A oportunidade foi proporcionada através de uma inscrição realizada no semestre passado, quando foi aberto o edital de chamada pública, para a escolha e aquisição de livros de baixo preço. Até 30 de julho deste ano serão entregues mais 500 exemplares. Jacqueline conta que os livros são muito bons e comenta sobre a impressão e qualidade. Ela ressalta que com certeza esses livros renovarão positivamente o acervo dos nossos espaços literários.
As bibliotecas tiveram a opção de selecionar os livros a partir de uma pré-seleção de 10.500 livros oferecida pela Fundação Nacional. A Coordenadora da Divisão de Literatura ainda explica que na seleção foram considerados aspectos como os títulos e assuntos mais procurados pelos usuários. “Tentamos avaliar pelo título e pela sinopse das obras o que seria mais interessante aos nossos usuários, tendo como base o empréstimo diário, o estilo dos livros mais emprestados e até mesmo sugestões e pedidos, que são feitos pelos leitores que frequentam a biblioteca”, conta.