Proprietários de bovinos já estão sendo convocados pelo Departamento Veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura para obter mais informações e agendar a aplicação das vacinas gratuitas contra a brucelose.

Segundo a médica veterinária da SMAG, Marina Valentini Gayer, todas as fêmeas de bovinos entre 3 e 8 meses de idade devem ser vacinadas. O produtor deve ter um controle por escrito da data de nascimento dos animais e agendar o serviço de vacinação tão logo ocorra o nascimento. “A vacinação contra brucelose é obrigatória por Lei Federal”, explica.

Os proprietários das novilhas vacinadas devem retirar o certificado de vacinação de seus animais na SMAG.

Raiva
A Secretaria também está alertando os produtores sobre a necessidade de vacinação de todos os bovinos e eqüinos contra a raiva. “Ainda temos focos da doença em nosso município, por isso disponibilizamos gratuitamente a vacina para os produtores. É importante destacar que no caso da raiva, além de não ter cura e matar, o animal pode transmitir a doença ao homem”, alerta o secretário de Agricultura de Araucária, João Batista Marinho.

Neste caso, a prefeitura vai distribuir a vacina e a aplicação é por conta dos proprietários dos animais.

E no mês de maio, entre os dias 1º e 20, todos os bovinos devem ser vacinados contra a febre aftosa, acompanhando a campanha estadual. A vacinação é obrigatória e deve ser efetuada duas vezes por ano, ou seja, nos meses de maio e novembro.

O produtor deve adquirir a vacina nos estabelecimentos comerciais e entregar a comprovação de compra na SMAG. Se o proprietário não comprovar a vacinação poderá ser autuado pelo Estado.

Mais informações pelo fone 3901-5084.