Foto: Marco Charneski
Vereadores abusam das faltas às sessões plenárias
Na sessão desta segunda-feira, 4 vereadores não deram às caras

Mesmo com apenas um encontro obrigatório por semana, às segundas-feiras, às 19h30, tem sido comum o não comparecimento de vários vereadores às sessões plenárias. Ontem, dia 26, por exemplo, quatro edis não deram às caras. Foram raras este ano as situações em que as discussões ocorreram com o parlamento municipal completo, com seus onze integrantes.
Em duas situações, inclusive, os trabalhos tiveram que ser cancelados porque não houve o quórum mínimo de sete edis para que a sessão acontecesse. Uma vergonha!
Segundo o Regimento Interno da Câmara, as hipóteses em que são permitidas faltas dos vereadores são: doença, gala, luto, desempenho de missões oficiais da Câmara e outros motivos justificados, na Comissão a que pertence ou em Plenário. As que não se encaixarem nesses casos são passíveis de desconto nos salários dos vereadores. Entretanto, até onde se sabe, o presidente da Casa, Rui Sérgio Alves de Souza (PT) nunca mandou descontar nenhum centavo de seus colegas por conta de faltas, visto que eles sempre mandam uma “justificazinha”, sabe-se lá até que ponto verdadeira.
Tentamos entrar em contato com Rui na noite de ontem para ouvir o que ele tinha a dizer sobre o assunto. Entretanto, ele não atendeu ao celular.