Vereadores fiscalizam situação de CS Fazendinha
Alex, Paulo Horácio, Pedrinho e Vanderlei no CS Fazendinha

Um grupo de vereadores fez uma visita surpresa ao Centro de Saúde Fazendinha, área rural da cidade, na tarde desta quarta-feira, 13 de março. Eles foram conferir de perto algumas reclamações que moradores da região haviam lhes feito em razão da substituição de uma médica que atendia à região e ainda por conta de problemas no telefone do posto, que não estava funcionando.

O quarteto de edis era composto por Alex Nogueira (PSDB), Pedrinho Nogueira (PTN), Paulo Horácio (PSDB) e Vanderlei Cabeleireiro (DEM). De acordo com eles, há algumas semanas a médica que atendia à comunidade do Fazendinha foi substituída por outra que voltou de licença médica, sendo que esta profissional passou a atender também aos usuários do Centro de Saúde do Rio Abaixinho, outra localidade rural do município. A volta da médica, que tinha lotação nas duas unidades, também fez com que houvesse a diminuição dos veículos que faziam o transporte da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da região. Com isso, ao invés de haver uma Kombi atendendo ao Rio Abaixinho e outra ao Fazendinha passou-se a ter apenas um automóvel para as duas unidades. “Como a população da área rural tinha uma grande identificação com a médica substituta, eles não ficaram satisfeitos com o retorno da profissional que estava de licença. Isto sem contar que a volta da titular implicou mudanças no roteiro das visitas tanto para os usuários do Fazendinha como do Rio Abaixinho”, explicou Paulo Horácio.

Depois de ouvir as reclamações dos usuários e conversar com a coordenação da unidade, os edis foram até a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Lá, eles foram recebidos pelo titular e pelo diretor geral da pasta, Wilson Mendes Ramos e Claudio Bednarczuk, respectivamente. “A conversa foi bem tranquila, eles nos explicaram que as substituições foram naturais em virtude do retorno da médica de licença. Mesmo assim, diante do pedido da comunidade, eles se comprometeram que até a próxima semana, a antiga médica voltará a atender ao Centro de Saúde do Fazendinha”, detalhou Vanderlei Cabeleireiro.
O atendimento do pedido feito pelos vereadores e pelos usuários do Fazendinha resultará ainda numa melhor infraestrutura também para a região do Rio Abaixinho. “Com essas mudanças, voltaremos a ter um veículo à disposição dos usuários do Rio Abaixinho e outra para o pessoal do Fazendinha. Com isso, as duas unidades ganharam”, ponderou Alex Nogueira.

Confirmação
Questionado sobre o assunto, o secretário de Saúde explicou que as mudanças realizadas no Fazendinha e no Rio Abaixinho eram previstas por conta do retorno da profissional que estava em licença. Porém, de fato, e para atender uma orientação do prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) de que, sempre que possível, os pedidos dos usuários e dos vereadores devem ser contemplados, será feita a readequação para que a antiga médica volte a atender os pacientes do CS Fazendinha. Wilson ainda informou que o problema no telefone do postinho foi causado em virtude das chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias, mas que o caso já está sendo resolvido pela SMSA.