Para se expor ao sol com segurança, é preciso comprar um bom óculos de sol. O uso de lentes que não oferecem proteção adequada é considerado mais perigoso do que simplesmente não usá-las. Por isso, a decisão da compra dos óculos de sol deve levar em consideração, primeiramente, o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB), que as lentes oferecem.
Para a prática de esportes ao sol, o ideal é incorporar o uso de óculos de proteção, pois eles absorvem e refletem os raios solares durante a atividade esportiva, ajudando a prevenir possíveis doenças oculares. Atletas como alpinistas, esquiadores, pescadores e velejadores estão expostos a altas doses de raios UV que atingem os olhos, e a opção ideal são os óculos com lentes polarizadas, que filtram 99% do brilho da luz refletida na horizontal. “Elas são ideais para evitar que a luz ofusque a visão quando ocorre o reflexo em superfícies como água, asfalto, areia, terra e áreas espelhadas no nascer ou pôr do sol. E uma das melhores marcas deste modelo de óculos é a X-Treme radical”, orienta a proprietária da Ótica Vitória Régia, Chirlei Nunes Pereira.
Segundo ela, o uso de óculos de sol com lentes de qualidade e que ofereçam proteção, pode evitar uma das doenças causadas pelo excesso de exposição ao sol, que é o pterígio; Popularmente conhecido como ‘carne no olho’, é um processo degenerativo da conjuntiva que pode se estender até a córnea, causando distorção da visão.
Na maioria dos casos aparece no canto interno do olho (nasal) e, em raras ocasiões, no lado temporal. O pterígio acomete indivíduos que habitam principalmente países de clima tropical.
Serviço
A Ótica Vitória Régia está em dois endereços: na Praça Vicente Machado, 92, Sala 01, Edifício Intercontinental, fone 3642-5556, e na Rua Alfredo Parodi, 299 – Centro, próximo ao Banco do Brasil, telefone 3031-3133. Conheça mais sobre as lojas no site www.oticavitoriaregia.com.br.