Prefeito discursa durante abertura da 8ª Festa do Peixe Vivo
Começou nesta terça-feira, dia 31, e termina hoje, dia 1º, no Parque Cachoeira mais uma edição da Festa do Peixe Vivo de Araucária. Promovida pela Prefeitura, o evento foi aberto oficialmente pelo prefeito Albanor José Ferreira Gomes (PSDB), lembrando que a primeira das feiras de venda de peixe vivo aconteceu em 1991, quando foram vendidos 600 quilos de peixe. Desde então, o evento virou tradição na cidade, sendo que no ano passado foram comercializadas 30 toneladas. “Uma das grandes preocupações nas minhas gestões como prefeito sempre foi ajudar o piscicultor. A Festa do Peixe é um desses motivos através do qual oferecemos condições para que o produtor desenvolva seu trabalho. De 600 quilos para 30 toneladas é uma festa que dá resultado. Desejo a todos uma boa festa e que continuemos esse trabalho sério com o produtor araucariense”, disse.
Também presente na abertura, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Mário Sergio Rocha, responsável pela organização da Festa, disse que esta é uma oportunidade para que os piscicultores possam escoar a sua produção. “O objetivo da realização da Festa do Peixe é ajudar nossos piscicultores a vender seu produto, escoando a safra de peixes. Além disso, temos vários outros atrativos, como show de artistas locais, concursos e muito mais. Uma excelente opção de lazer e descontração a população”, disse o secretário de Agricultura.
Dados
Segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG), este ano são 42 piscicultores vendendo peixes de água doce, como carpas (capim, cabeça grande, prateada e húngara), tilápias e bagres (cat-fish e africano). O local também conta com praça de alimentação coberta, atrativos para as crianças (como piscinas de bolinha e cama elástica), além de shows com artistas locais.
Foto: Carlos do Valle