Zezé com Requião na Escolinha de Governo
Sob os olhares do prefeitos beneficiados, Requião fala sobre anistia

Um dos últimos compromissos como prefeito de Albanor José Ferreira Gomes (PSDB) em 2009 foi participar da sanção da lei que anistiou a Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar) de uma dívida de R$ 11 milhões com o Governo do Estado. O governador Roberto Requião (PMDB) assinou o documento durante a reunião semanal da Escola de Governo, realizada no dia 22 de dezembro.

Além de Araucária, também foram beneficiadas as cidades de Campo Largo, Piên, Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Fazenda Rio Grande e Maringá. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), as dívidas perdoadas somam quase R$ 960 milhões, sendo que os débitos haviam sido contraídos entre os anos 70 e 90, para a constituição de companhias municipais de desenvolvimento.

Ainda segundo a AEN, A dificuldade em quitar esses débitos estava impedindo que as prefeituras obtivessem financiamentos – com o próprio Estado, com a União e com organismos internacionais – para a execução de projetos importantes para as cidades. A exceção, diga-se de passagem, era justamente Araucária, que vinha pagando regularmente as parcelas do financiamento. 

Foto: Divulgação/ AEN