Araucária PR, , 17°C

Turistas poderão conhecer as belas paisagens da área rural de Guajuvira. Foto: divulgação
Araucária vai inaugurar em breve a ciclorrota “Caminhos de Guajuvira”
Turistas poderão conhecer as belas paisagens da área rural de Guajuvira. Foto: divulgação

Com um percurso de 36km, a Prefeitura de Araucária deverá inaugurar em breve a Ciclorrota “Caminhos do Guajuvira”, em parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Pedala Paraná. Será uma oportunidade para os turistas ciclistas curtirem a natureza, sozinhos ou em grupos. Ao longo do trajeto eles poderão contemplar as belas paisagens da área rural do Município, conhecer os sabores da culinária local e a vida simples e hospitaleira das pessoas do campo.

A Ciclorrota é uma excelente opção para o cicloturismo, isto é, para turistas que desejam conhecer e explorar a área rural de bicicleta, sem pressa, fotografando paisagens e visitando locais de seu interesse e também para o simples lazer. Sua criação não demanda de alto investimento em estrutura, a proposta é de apenas criar um um trajeto sugerido para promover o cicloturismo.

O projeto integra mais de 20 atrativos da região, que já é conhecida por sua rota de turismo rural. Entre os atrativos estão locais de alimentação (restaurantes, lanchonetes, café rural), capelas/igrejas históricas da região e espaços de artesanato e de venda de produção agrícola. Embora haja uma sequência proposta, todo visitante/ciclista poderá decidir por onde começar e que atrativos deseja visitar.
Estudos

Profissionais das secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Urbanismo, Meio Ambiente e Comunicação Social vêm trabalhando no projeto há vários meses para atender a todos os detalhes necessários, com o objetivo de colaborar para que a experiência dos ciclistas na região seja a melhor possível.

A região do Guajuvira tem acesso tanto pela BR 476 (Rodovia do Xisto), em Araucária, quanto pela PR 423 (acesso fácil a Campo Largo). Em breve, a Prefeitura deverá divulgar mais detalhes sobre a novidade.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1297 – 03/02/2022

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul