Araucária PR, , 18°C

Construída com a colaboração da comunidade do Bairro Estação, a Capela de Santo Antonio de Pádua tem como registro de sua fundação o ano de 1932.

O terreno foi doado pela Sra. Eufrosina Tyrka (in memorian), cuja família foi uma da das pioneiras no bairro e possuidora de várias áreas. A Capela no seu início possuía uma construção mais simples e era construída no centro do terreno, o exterior era feito de pedras que adornavam as paredes, o seu interior, embora pequeno, tinha suas paredes decoradas com pinturas sacras feita a mão, e, que mostravam a batalha dos anjos do bem contra o mal. As pinturas vinham do chão e estendiam-se até a abóbada. Os vitrais da porta e das janelas eram coloridos e decorados. Apesar da Capela ser considerada pequena, a população de Araucária também não atingia metade da que temos atualmente, e muitas localidades contavam com suas igrejas e capelas incluindo a Matriz Nossa Senhora dos Remédios que tinha a frequência do maior número de fiéis.

Durante muitos anos a Capela de Santo Antonio de Pádua teve a imagem que vemos na foto, no centro de um terreno gramado, com vários cedros ao seu redor. Tinha ao lado uma pequena construção que em dias de festa eram feitos bingos e vendidos os churrascos que eram feitos sob uma barraca improvisada, mais tarde foi construído o pavilhão com churrasqueiras e fogões onde se preparavam e serviam algumas das melhores refeições já preparadas pela saudosa cozinheira Dona Emilia Surek. O lugar embora simples era extremamente agradável, e assim permaneceu até a década de 80 quando passou por uma reforma total e a sua estrutura interior e exterior foi modificada, já não é pequena e nem decorada com afrescos, recebe um número maior de fiéis e ainda situa-se no seu endereço original na Rua Geronin Durski no Bairro Estação, a lembrança de uma pequena e bonita capela rodeada por gramado e cedros como esta da década de 50, é uma lembrança inclusive o antigo veículo.

Errata: Em virtude da informação na postagem da foto da antiga Praça Dr. Vicente Machado na coluna veiculada em 19/05/2022, esclarecemos que no item sobre o antigo casarão da esquina, situado depois da casa do saudoso Dr. Amur Ferreira, foi cometido um erro. O casarão na época não pertencia à Família Grabowski e sim à Família Merhy e era uma casa de comércio, somente mais tarde foi adquirida pelo Sr. Meftódio Odpis quando essa já era de propriedade do saudoso Elias Stainczak somente então foi construído o Edifício Julio Grabowski nome escolhido por opção da própria família. Pelo erro pedimos desculpas.

A Capela de Santo Antonio de Pádua no Bairro Estação.
Foto: acervo de PEDRO BONIFÁCIO

Texto: Terezinha Poly

Leia outras notícias