Se você é um empreendedor que está enfrentando dificuldades financeiras e busca uma recolocação no mercado, deve ficar atento a esta oportunidade. Nesta sexta-feira, 24 de junho, a Agência do Trabalhador de Araucária realizará inscrições em cursos gratuitos do Sebrae, através do Programa Recomeça Paraná. Mas para se candidatar a uma vaga, o candidato deve atender a alguns critérios preestabelecidos pelo programa. O número de vagas é limitado.
O Recomeça Paraná é destinado a aperfeiçoar perfis empreendedores de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, proporcionando assim, a melhoria de renda familiar. O profissional que concluir todas as etapas do curso tem direito ao recebimento de um auxílio econômico de até R$ 900,00, ou seja, são R$ 300,00 a cada módulo, sendo, no total, 3 módulos. O objetivo do auxílio é iniciar ou dar continuidade na atividade empreendedora.
Vale ressaltar que o pagamento do auxílio, ao término de cada módulo, não é realizado pela Prefeitura de Araucária e a Agência do Trabalhador não possui acesso às informações desse benefício. Os pagamentos serão realizados de 15 a 60 dias úteis após a conclusão de cada módulo. Os recursos utilizados no Programa são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo são mais de 4 milhões de reais que proporcionarão 4.500 bolsas auxílio. Ao término das etapas, e após aprovação na avaliação, o participante recebe também certificado de conclusão de curso.
Critérios para participar
Os profissionais aptos a participar de cursos do Programa Recomeça Paraná precisam enquadrar-se no seguinte perfil:
1) Ser, de forma comprovada, residente no Estado do Paraná;
2) Ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (CADÚNICO) e ter renda per capita de até meio salário-mínimo, ou seja, até R$ 606,00 com cadastro atualizado nos últimos 24 meses;
3) Ter perfil empreendedor;
4) Ter 18 anos completos;
5) Possuir conta corrente no Banco do Brasil;
6) Ter aproveitamento de, no mínimo, 50% na avaliação e concluir todas as aulas e atividades propostas;
7) Ter aproveitamento de 100% no programa, o qual será atribuído a todos que assistirem as aulas e concluírem as atividades denominadas;
8) Possuir acesso à internet, tendo em vista que os cursos são online.
Documentação
Na inscrição, além de enquadrar-se no perfil exigido, o candidato deve apresentar documentação original:
1) Comprovante de residência;
2) Comprovante do CADÚNICO (com atualização cadastral de até 24 meses);
3) RG e CPF ou CNH;
4) Comprovante de conta corrente no Banco do Brasil (ou o cartão do banco que conste Ag e C/C ou comprovante de abertura de conta).
Serviço
A ação acontecerá na Agência do Trabalhador, localizada na rua Álvaro Linhares Ehlke, 333, bairro Sabiá, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Texto: Maurenn Bernardo