Araucária PR, , 21°C

Eliziel Dutra: Coluna do Pescador

Os últimos tempos tem sido bastante conturbado para os pescadores. Devido a muita chuva e vento forte, a pescaria em alto mar vem sendo cancelada frequentemente. Assim acontece no mês de setembro, onde a pescaria deverá ficar inativa.

É uma pena que nesse feriadão os amantes da pescaria terão que ficar em casa e não poderão aproveitar a lua minguante, que é uma ótima fase para pegar alguns peixes. Essa fase ficará presente do dia 06 ao dia 13/09.

Os peixes que estão em alta atualmente são: Anchova, Vermelho, Xaréu-Preto, Olho de Cão, Dourado-do-mar, Corvina, Bicuda, Roncador Amarelo, Sororoca, Papa Terra, Peixe Porco e Xerelete. Recentemente, a Sardinha, que estava proibida, também entrou para a lista de peixes que estão liberados para a pesca.

Já ouviu falar do Bagre? Tenho certeza que sim! Esse peixe é muito conhecido por ser uma espécie bastante requisitada na culinária por suas vitaminas.

Surpreendentemente, como o Cação, o Bagre não é apenas um peixe em específico, mas sim um grupo de peixes que tem algumas características distintas entre eles. Por exemplo, você sabia que nem todos os Bagres são de água doce? Algumas pessoas podem até já saber desse detalhe, mas talvez outras estão surpresas com essa informação. Outro fato interessante é que muitos podem achar que a característica específica desse peixe é seu bigode longo, mas nem todas as espécies que fazem parte desse grupo possuem esse traço. Além disso, seu tamanho e sua cor podem variar bastante por ser um grupo muito amplo. Entretanto, é mais comum que se encontre Bagre de até 1,6 m, mas há casos raros onde aparecem alguns de até 2 metros.

Mesmo que a pesca esteja paralisada, você pode tirar sua carteirinha de pesca amadora de forma gratuita. Entretanto, a isenção só é fornecida para homens acima de 65 anos, e mulheres acima de 60 anos, que estiverem aposentados. Para solicitar esse benefício, basta comprovar a aposentadoria, seja com uma declaração expedida pelo INSS, ou algum outro documento.

Edição n.º 1379

Leia outras notícias
EURO EMPREENDIMENTOS