A rede de solidariedade em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul tomou uma proporção tão gigantesca que tornou impossível enumerar as centenas de milhares de empresas, entidades sociais, agentes públicos, instituições de ensino, comércios, igrejas e tantas outras pessoas que estão ajudando.  Sejam através de doações ou se dispondo a atuar como voluntários nos pontos de coleta e na linha de frente, diretamente no estado gaúcho.

As arrecadações no Município estão sendo enviadas a todo instante às famílias atingidas pelas enchentes, sejam através de órgãos públicos ou por meio de particulares. São toneladas e mais toneladas de itens, que mantém os locais de coleta sempre abastecidos.

Como não será possível enumerar aqui o mundaréu de pessoas engajadas na campanha, o Jornal O Popular preparou uma lista com alguns locais onde as pessoas podem deixar suas doações.

  • Corpo de Bombeiros de Araucária, nos seguintes endereços: Travessa José Stanczyk, 126 – bairro Thomaz Coelho, e na Rua Santa Catarina, 600 – bairro Cachoeira;
  • Sede da Secretaria de Segurança Pública e sede da Defesa Civil, localizadas na rua Ângelo Perini, 20 – bairro Estação; 
  • Agências dos Correios da Av. Dr. Victor do Amaral, 1398, e da rua Dr. Julio Szymanski, 23 – ambas na região central;
  • UP Galeria Gastronômica, localizada na Av. Archelau de Almeida Torres, 63 – Centro;
  • Coffee Malu (trailer laranja), localizado na rua Dr Guilherme da Mota Correia, 55;
  • SEST Treinamentos, que fica na rua São Judas Tadeu, 83 – bairro Fazenda Velha;
  • Associação Comercial (ACIAA), localizada na rua João Pessoa, 145 – Centro;
  • GERC Serviços Ltda, que está na rua Maria Kaminski Moll, 165 – Jardim Iguaçu;
  • Check Box Pneus e Serviços, localizada na Av. Dr. Victor do Amaral, 1380, fone (41) 3404-2970;
  • Delegacia da Mulher de Araucária, que fica na Rua Santa Catarina, 580 – bairro Cachoeira – fone (41) 3641-6011;
  • Quadra do Guri, que fica na rua Anastácio Flizikowski, 126 – bairro Sabiá e Quadra do Pady, que fica na rua Marcelino Jasinski, 840 – bairro Tindiquera;
  • Família Charles Tattoo, o estúdio está localizado na Rua Major Sezino Pereira de Souza, 568, no Centro.

Outras formas de ajuda

Além desses pontos de coleta, o Grupo Unidos e Fortes Equipe Rodrigues está arrecadando rações para os pets do Rio Grande do Sul que foram afetados pelos alagamentos. O ponto de arrecadação é a Agropesca Araucária, localizada na Rua Luiz Armando Ohpis, 453 – bairro Fazenda Velha, mas também é possível ajudar fazendo doações via PIX, nas chaves 41 99962-8674 (Hailton Rodrigues) e 027.652.189-78 (Rosinha Garcia).

O Grupo pretende realizar um encontro de seus atletas no dia 25/05, às 18h, na Praça da Bíblia, onde divulgará o balanço de tudo que conseguir arrecadar.

De porta em porta

O araucariense Kleber de Oliveira também se engajou na campanha e encontrou uma maneira diferente de ajudar os desabrigados do Rio Grande do Sul. Ele instalou uma caixa de som em um pequeno caminhão, e está percorrendo as ruas da cidade pedindo doações. Ele já conseguiu três carretas de donativos, que foram enviadas ao estado gaúcho. Além disso, Kleber também montou um ponto de coleta de doações na Rua Guadalajara, 536, no Centro de Araucária.

Diante da tragédia que se abateu sobre o estado vizinho, a CSN foi uma das empresas que se mobilizou pela causa: lançou uma campanha solidária entre seus colaboradores. A ajuda será em forma de doações via PIX para a Fundação CSN, na chave doacaors@fundacaocsn.org.br. A empresa se comprometeu em dobrar o valor doado por seus colaboradores e o montante será integralmente destinado ao apoio humanitário às vítimas e à reconstrução da infraestrutura das cidades atingidas.

Balanço das arrecadações

Segundo o balanço mais recente divulgado pela Prefeitura sobre o total de arrecadações entregues na sede da Guarda Municipal e no Corpo de Bombeiros de Araucária, as doações já totalizam 65 toneladas. Os itens essenciais foram descarregados em centros de distribuição no estado gaúcho, onde a Defesa Civil Estadual está fazendo a destinação correta das doações. Outros caminhões com donativos deverão seguir viagem nos próximos dias. A campanha no município segue até o dia 20/05.  

Araucária conta ainda com voluntários que estão colaborando na triagem dos itens recebidos na sede da Defesa Civil e Guarda Municipal. Os caminhões que levam as doações do município, no comboio da Defesa Civil do Paraná, foram gentilmente cedidos por empresas locais. A equipe da Defesa Civil mantém contato direto com os motoristas que levam a carga. 

O que é possível doar

As pessoas podem doar água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, fraldas, absorventes, sabonetes, pasta de dente, papel higiênico, etc), produtos de limpeza (água sanitária, detergente, desinfetante, entre outros), ração para animais (além de guias e coleiras, caixas de transporte), lanternas, velas e pilhas, colchões (estes podem ser infláveis), fraldas infantis e geriátricas, fórmulas infantis.  

Muitos pontos de coleta também estão recebendo doações de cobertas, travesseiros, roupas (estas devem estar em bom estado e separadas por categorias masculino, feminino e infantil e ainda por tipos, como calça, camisa, blusa, etc, com as respectivas numerações), com etiquetas de identificação nas sacolas, visando facilitar e agilizar o trabalho dos voluntários que fazem a triagem das toneladas de doações recebidas.