Araucária PR, , 27°C

Nova categoria na CNH poderá valera partir de janeiro de 2025
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil.

A partir de 1º de janeiro de 2025, os motoristas poderão enfrentar mudanças significativas na obtenção e renovação da CNH. O Projeto de Lei 7.746/17, em fase final de aprovação, deverá introduzir uma nova estrutura para a carteira de motorista: a criação de uma categoria específica para veículos automáticos. Estas mudanças visam adaptar as leis de trânsito à realidade atual, refletindo a crescente popularidade dos automóveis automáticos.

A reestruturação da categoria B, que abrange a maioria dos condutores, é uma das principais alterações. A categoria será dividida em duas subcategorias, B1 e B2, com o objetivo de garantir que os motoristas estejam adequadamente treinados para o tipo de veículo que conduzem. Segundo o Projeto de Lei, a modificação é parte de um esforço mais amplo para melhorar a segurança nas estradas e assegurar que os condutores possuam o conhecimento necessário para operar seus veículos com segurança.

Quando aprovada, a nova legislação prevê uma divisão estratégica na categoria B. Por exemplo, a subcategoria B1 será destinada a motoristas de veículos com câmbio automático e a B2 destina-se àqueles que podem operar tanto veículos automáticos quanto manuais.

Quem já tem CNH categoria B não será obrigado a realizar novos testes ou treinamentos de imediato; sua habilitação permanecerá válida. Esta medida foi implementada para facilitar a transição e evitar transtornos para aqueles que já possuem a licença, oferecendo uma continuidade tranquila no uso dos veículos de passeio, picapes e utilitários conforme as antigas normas.

Edição n.º 1443.

Leia outras notícias