Já está tudo pronto para o 1º de Maio Solidário, que será realizado no Parque Cachoeira nesta quinta-feira, Dia do Trabalhador. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pela festa. O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura de Araucária com a Força Sindical. A entrada é franca.

A festa terá início às 9h e seguirá durante todo o dia, com muitas atrações para o público. A atração cultural mais esperada é o show com a cantora nacional Yasmin Santos, que está previsto para às 19h. Antes disso, dois shows de artistas locais ocuparão o palco, às 14h e 16h.

Outro momento bastante aguardado é o sorteio de diversos prêmios, que deve acontecer entre 15 e 19h, com dois sorteios de carros por hora, sendo um deles exclusivo para Araucária. Além dos 10 carros, serão sorteadas 3 caixas de som portátil JBL, 4 churrasqueiras portáteis, 2 bicicletas e 1 fritadeira elétrica Oster.

Para participar dos sorteios é necessário trocar 2kg de alimentos por um cupom no Parque Cachoeira, das 14 às 19h, até esta quarta-feira (30/04), ou no dia do evento até as 18h30. É necessário ainda se inscrever para o sorteio pelo link. Segundo o regulamento da Força Sindical, os sorteados precisam estar no evento no momento do sorteio, caso contrário outra pessoa será sorteada.

Outros serviços

A partir das 9h, haverá um mutirão com vagas de emprego pela Agência do Trabalhador, e os interessados devem levar documentos como RG e CPF. Mais de 300 vagas estarão disponíveis, e empresas como Condor, Risotolândia e CSN devem oferecer oportunidades. Também serão feitas orientações sobre os cursos profissionalizantes que serão abertos em breve pela Agência do Trabalhador.

Entre 10 e 14h, haverá Feira de Adoção de Animais. A praça de alimentação com 25 foodtrucks também deve abrir às 10h, e vai funcionar até o fim do dia.

Controle de acesso

Prevendo a grande movimentação nos arredores do parque, a Prefeitura irá liberar o acesso do público pelo portão da Rua Rio de Janeiro, a qual estará bloqueada para a circulação de veículos. Já a saída, será pela Rua Ceará.

Tanto na entrada quanto na saída, câmeras com software de inteligência artificial vão calcular em tempo real o número de pessoas no parque. O acesso será permitido até que a capacidade máxima – aproximadamente 20 mil pessoas – seja atingida.

O que não pode

Para garantir a segurança de todos, haverá um rigoroso controle de acesso ao Parque, conforme previsto no decreto nº 42.399, de 22 de abril de 2025. Sendo assim, não será permitida a entrada de itens como skates, guarda-chuvas, patins e itens que possam ser considerados armas brancas (estiletes, canivetes, tesouras, espetos e similares); bebidas em garrafas de vidro; animais de estimação; uso de narguilé e similares; uso de amplificadores e equipamentos de som; acondicionamento de bebidas para consumo e/ou venda em caixas térmicas tipo “cooler”, fora da área destinada para a Praça de Alimentação e Pavilhão de Produtos Coloniais.

A segurança do evento ficará a cargo de guardas municipais, viaturas do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana e policiais militares. Os efetivos que serão empregados pelas corporações não foram divulgados, por motivo de segurança.

Transporte coletivo

No dia 1º de maio, toda a frota do sistema de transporte coletivo municipal (TRIAR) terá gratuidade, conforme o decreto nº 42.419 de 29 de abril de 2025. Neste dia, a entrada nos ônibus do TRIAR deverá ser feita pela porta traseira. Tanto no dia 1º quanto no dia 2 de maio, o TRIAR funcionará com horário de dia útil (sem o reforço de dia escolar).

Além disso, de acordo com a Superintendência do Transporte Coletivo de Araucária, após o show da cantora Yasmin Santos, serão disponibilizadas linhas especiais com saída da Rua Ceará (em frente ao Parque Cachoeira) em direção aos bairros: linhas São Francisco, Fonte Nova/Shangri-lá, Costeira/Dampezzo, Gralha Azul, Califórnia/CSU, Ipês/Jatobá e Boqueirão/Tropical.

Edição n.º 1463.