Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, quase dois milhões de casos de estelionato foram registrados no país no último ano. São várias as modalidades de golpes que estão lesando os consumidores, e um deles é o ‘golpe do falso aluguel’, que também vem atrapalhando a rotina de negócios no setor imobiliário.

O golpe funciona da seguinte forma: criminosos criam perfis falsos em redes sociais e utilizam imagens e informações de imóveis anunciados por imobiliárias para enganar consumidores. Em muitos casos, os golpistas convencem as vítimas a realizarem um pagamento via Pix como ‘sinal de negócio’, um procedimento que não faz parte das práticas das imobiliárias.

Muitas imobiliárias de Araucária já constataram situações de pessoas que caíram no ‘golpe do falso aluguel’, praticado por estelionatários(as) que utilizaram os nomes das empresas para lesar consumidores. Uma delas é a Imobiliária Barracão, que afirmou que a prática está cada vez mais comum e as pessoas devem ficar bem atentas para não caírem em ciladas.

“Já tivemos esse tipo de situação aqui. O golpista começou a anunciar um imóvel no Facebook, só que por um valor bem mais atrativo, e muitas pessoas ficaram interessadas e entraram em contato. O golpista confirmava que o imóvel era da Imobiliária Barracão e solicitava um valor para segurar a locação para o cliente. Ficamos sabendo que pelo menos três pessoas fizeram o depósito do valor solicitado, talvez por desespero ou pela falta de conhecimento. Felizmente algumas, mais receosas, entraram em contato diretamente conosco, perguntando se ‘fulano(a)’ era nosso(a) funcionário(a). Quando respondíamos que não, a pessoa respirava aliviada e dizia que tinha acabado de escapar de um golpe”, conta a imobiliária.

Diante do aumento de casos, a Imobiliária Barracão dá algumas orientações importantes aos consumidores, para que não caiam no ‘golpe do falso aluguel’. “Desconfiem de anúncios postados em redes sociais e entrem em contato para confirmar e obter informações pelos telefones oficiais da imobiliária, que estão no nosso site (imobiliariabarracao.com.br). Nunca façam pagamentos adiantados, pois a Barracão não aplica nenhum tipo de cobrança de valor antecipado, seja para reservas ou aluguéis. Outra orientação é para que denunciem o perfil que fez o falso anúncio”, alerta.

Edição n.º 1463.