No dia 18 de maio, as ruas da cidade serão palco do MotoTour Araucária 2025, promovido pela Prefeitura de Araucária, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). O evento busca valorizar a cultura sobre duas rodas e fortalecer o turismo local com um percurso de 82 quilômetros por rotas turísticas do município, com apenas 1,5 km de estrada de chão.

A largada está marcada para às 9h no Parque Cachoeira, e o trajeto contempla as regiões da Rota Sul, Caminhos de Guajuvira, Rota das Represas, finalizando na Igreja de São Miguel, onde os participantes poderão desfrutar de apresentações de bandas locais e um almoço por adesão.

A proposta do evento surgiu durante uma reunião da equipe da SMCT com o secretário Gláucio Karas. “Como a cidade está com muitos projetos de eventos interessantes, pensamos em atingir um público que já frequenta muito Araucária, porém direcionando eles, nesse momento, para nossas estradas do interior que estão em muito boas condições, são lindas e possuem diversos empreendedores de turismo ao longo de seu trajeto”, conta um dos idealizadores do projeto, André Marques.

A organização destaca que um dos maiores desafios foi conquistar o apoio dos líderes dos motoclubes, mas a resposta foi surpreendentemente positiva. Representantes dos grupos não apenas aceitaram participar, como também contribuíram ativamente com sugestões sobre o trajeto e passaram a ajudar na divulgação do evento. Para definir o percurso, foram realizados testes de reconhecimento e mapeamento, seguidos de reuniões com os líderes dos clubes, o que resultou na construção de um trajeto pensado em conjunto.

É importante destacar que a participação no passeio não é obrigatória para quem deseja apenas curtir a festa, pois o evento é aberto ao público em geral, que poderá apreciar as atrações musicais, ver de perto as motocicletas e participar do almoço, desde que a refeição seja adquirida antecipadamente até o dia 16 de maio pelo site https://bigticket.com.br/mototour-araucaria, pois não haverá venda no dia.

A responsabilidade pela alimentação é da comissão da Igreja de São Miguel, que precisa do número exato de adesões para organizar a estrutura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3614-7651, junto ao Departamento de Turismo.