O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, foi instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. Infelizmente, esse tipo de violência continua ocorrendo diariamente no Brasil e os números são alarmantes, o que reforça a importância de falarmos sobre o tema. Nesse contexto, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou na sexta-feira (16/05), uma palestra na sede da OAB de Araucária, em alusão à data.

O delegado da PCPR Felipe Gonçalves Martins, ministrou a palestra, e ressaltou a importância da informação e da realização de ações concretas para efetivação do combate a este grave problema. “É uma data de luta, de conscientização e de mobilização e engajamento de toda a sociedade civil contra a violência sexual de meninos e meninas no Brasil”, declarou.

O evento contou com a presença de servidores da Secretaria de Saúde e Educação, advogados, representantes da sociedade civil, além da presença do Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude e do Promotor de Justiça que atua em casos desta natureza.

Denúncias

A PCPR reforça o compromisso com a proteção de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

“A falta de denúncias torna mais difícil o entendimento do problema e a formulação de políticas públicas, programas e projetos voltados à prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, é importante que a população esteja ciente disso e denuncie”, frisou Martins.