“Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar!” O trecho da canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim é a trilha sonora ideal para a história que será contada a seguir. Um amor que atravessou os obstáculos da vida e permanece intenso até hoje.

Se 70 anos de vida já é muita coisa, imaginem 70 anos de casados. Todos os dias sob o mesmo teto, dividindo os mesmos problemas, as mesmas alegrias, as mesmas dúvidas sobre a vida. Felipe Novicki, 93 anos, e Wanda Budziak Novicki, 89 anos, são o exemplo de que isso é possível. O casal reside em Campina das Pedras, área rural de Araucária, e completou Bodas de Vinho no último dia 14 de maio. Coisa rara de se ver!

Quando Felipe e Wanda uniram seus destinos ao decidirem se casar no dia 14 de maio de 1955, ainda não podiam prever que o amor os conduziria por uma jornada de sete décadas. Hoje, eles não apenas compartilham uma vida, mas simbolizam uma história de amor inabalável que gerou 6 filhos (Afonso, Marta, Luís, Jeronimo, Marlene e Marcio), 12 netos e 4 bisnetos.

Casal de Araucária completa 70 anos de uma união repleta de amor e superação
Foto: Divulgação. O casamento de Felipe e Wanda, no ano de 1955.

Eles se conheceram em uma festa de casamento de parentes, onde ele era o conde e ela a dama. Namoraram durante 3 anos e logo após se casaram. Wanda tinha 19 anos e Felipe 23. A festa de casamento foi na residência onde eles residem até hoje. Uma festa de casamento típica polonesa, com condes e damas e 100 famílias convidadas. A celebração aconteceu na igreja antiga da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

“Eles contam que no dia do casamento, quando estavam saindo da igreja, caíram alguns pingos de chuva, e naquele dia não tinha previsão para chover. Meus avós falam que esses pingos foram a bênção para o casamento deles. Quando casaram, eles continuaram morando na mesma casa onde morava os pais da noiva e lá vivem até hoje, na região rural de Campina das Pedras. No sítio eles geraram e formaram todos os filhos. Quando eles ainda eram pequenos, minha vó trabalhava na olaria e meu vô na roça”, conta a neta Priscila.

Segundo Marta uma das filhas do casal, os pais representam tudo na construção de uma família. Tiveram muita dificuldade onde criaram os filhos trabalhando na roça, nunca deixando faltar nada e ensinaram o que é o amor, respeito, educação. Eles são a base de tudo e até hoje a família guarda o que foi aprendido. Meus pais preservam a união e unem toda a família, principalmente em datas comemorativas”, declara.

Casal de Araucária completa 70 anos de uma união repleta de amor e superação
Foto: Divulgação. O casal é a base da grande família, cuja união é firme como uma rocha.

Marlene, outra filha, conta que os pais são um exemplo de superação, companheirismo, lealdade, amor incondicional e muita fé. Ela diz que os admira muito e espera também seguir o exemplo deles, com esse carinho e afeto pela família, pois são eles que cativam o vínculo familiar”, comenta.

A neta Priscila também afirma que os avós Felipe e Wanda são inspiração ao completarem 70 anos de união. “Quero levar pra minha vida esse exemplo de companheirismo e de muito amor. Vivi toda minha infância indo até a casa deles nos finais de semana e datas comemorativas, onde se reunia toda a família, para comemorar ou até mesmo para um almoço com churrasco. São dias para serem guardados na memória. Parabéns por serem o esteio dessa família tão incrível, obrigada por fazerem parte dessa história”, festeja.

COMEMORAÇÃO

A comemoração das Bodas de Vinho do casal Felipe e Wanda Novicki aconteceu no sábado, 17 de maio, em uma grande festa na residência do casal. Filhos, genros, noras, netos e bisnetos se reuniram para saborear uma deliciosa costela fogo de chão, risoto, maionese e saladas. “Teve até o café da meia noite, como faziam nas festas polonesas, com vários tipos de tortas. Também cantamos os parabéns em polonês e tiramos muitas fotos com toda a família, que serão guardadas como recordação para a vida inteira”, disse a neta Priscila.

Edição n.º 1466.