O Programa Alfabetiza Paraná, uma iniciativa transformadora voltada para a redução do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos, oferece educação inclusiva para todos. Este ano as aulas já começaram, no entanto, o número de desistências tem preocupado a Secretaria Estadual da Educação.

Em Araucária, por exemplo, a turma corre o risco de ser encerrada devido ao número de desistentes. “Estou frequentando as aulas, mas muitas pessoas que se inscreveram estão desistindo. Se continuar assim, eles podem cancelar a turma. Não gostaria que isso acontecesse, porque quero muito aprender”, lamentou uma aluna.

O Alfabetiza Paraná é uma oportunidade importante, principalmente para os jovens a partir de 15 anos, adultos ou idosos não alfabetizados, que por algum motivo durante suas vidas não conseguiram frequentar a escola.

SOBRE O PROGRAMA

O Governo do Paraná pretende atender através do programa cerca de 17 mil estudantes, distribuídos em mais de 1.200 turmas nos 399 municípios. Os estudantes tem acesso a alimentação, caderno de atividades e kit de material escolar. O financiamento provém de um saldo remanescente repassado pelo Governo Federal por meio do Programa Brasil Alfabetizado – PBA.

As aulas são presenciais nas 1.214 turmas do programa e acontecem duas vezes na semana, com carga horária de 300 horas e duração de seis meses. Se você se inscreveu no programa e não está comparecendo às aulas, está deixando passar a chance de aprender a ler e escrever, sem pagar nada por isso.

Edição n.º 1470.