No início da tarde de domingo, 29 de junho, por volta de 13h20, uma equipe de motos da Guarda Municipal de Araucária estava auxiliando na escolta de um passeio ciclístico na área rural, quando uma motocicleta apareceu dirigindo em direção contrária aos ciclistas e em alta velocidade. A situação ocorreu na esquina entre a Avenida Pref. Romualdo Sobocinski, com a Rua José Olech.

Os agentes realizaram gestos para que o condutor da moto diminuísse a velocidade, mas o pedido não foi acatado. O sujeito aumentou ainda mais a velocidade e jogou a moto para cima de um dos agentes, que teve que ir para o acostamento para evitar o atropelamento.

Nesse momento, a mulher que estava na garupa dobrou a placa da moto para não serem identificados. Foi informado via rádio aos demais agentes da equipe sobre a situação que colocava os ciclistas em risco. O outro GM visualizou o motociclista realizando manobras perigosas, ainda em alta velocidade.

A equipe deu voz de abordagem, mas o sujeito não obedeceu e tentou fugir. Por falta de espaço, ele jogou a moto contra a motocicleta de um agente, o que ocasionou a queda de ambos. O indivíduo levantou e tentou voltar para a moto, mas o agente conseguiu impedi-lo o segurando pelo braço.

Ao tentar se soltar, ele começou a desferir socos contra o GM, que conseguiu solicitar o apoio de outra equipe. A garupa também tentava soltá-lo o puxando pelo braço, mas sem sucesso. Quando a equipe de apoio chegou no local, os agentes conseguiram impedir que a dupla escapasse e deram voz de prisão.

Uma revista pessoal foi realizada, mas nada de ilícito foi encontrado com eles. Na mochila da mulher foi encontrado um galão de gasolina. A placa da motocicleta estava com um dispositivo que possibilita que seja levantada, além disso, o escapamento estava com descarga livre e os retrovisores rebatidos.

Ambos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber avaliação médica. Após serem liberados, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Araucária para as providências cabíveis. No local da ocorrência, ao verificarem a identidade do condutor via sistema, foi constatado que ele não tinha habilitação. Porém, na delegacia foi verificado novamente, dessa vez em outro sistema, e não foi possível confirmar se o homem possuía CNH, já que apareceu uma mensagem de erro.