Paola Santos Lubes, faixa preta 3º dan de karatê, foi convocada para integrar a equipe de arbitragem do Campeonato Sul-Americano de Karatê 2025, que acontece de 30 de junho a 06 de julho, no Recife. A araucariense será a única representante do Paraná na arbitragem da competição. Experiente na modalidade, Paola reforça a presença feminina e paranaense no cenário internacional do karatê, contribuindo para a credibilidade e excelência da arbitragem no campeonato.

“Estou muito feliz por ter conseguido estar nessa competição, tenho trabalhado muito para crescer na arbitragem e ajudar nossos árbitros da Federação Paranaense de Karatê. Minha expectativa para esse evento é agregar mais conhecimento teórico e, na prática, aprender com outros árbitros mais experientes”, declara.

Paola destacou a oportunidade que o Sul-Americano lhe oferecerá de estudar para o Panamericano de Karatê, que será em Assunção, no Paraguai, onde ela fará prova para subir seu credenciamento. “Agradeço a Federação Paranaense de karatê, a qual está sempre apoiando e ajudando a arbitragem do Paraná a crescer, a Confederação Brasileira de karatê pela oportunidade de estar nesse evento, ao meu diretor de arbitragem Jorge Arnaldo por me apoiar e ajudar sempre, aos locais onde trabalho por compreenderem minha ausência durante esses dias”, afirma.

Ela ressalta que não vê a arbitragem apenas como um hobby, mas como uma extensão da sua vida no karatê. “Hoje não sou mais atleta, porém sou árbitra, vice-diretora de arbitragem da Federação e amo esse trabalho, amo contribuir para o crescimento de novos árbitros”, conclui a árbitra, que também atua como Coach de Crosstraining em Araucária.

Edição n.º 1472.