O enxadrista araucariense Arthur Lelinski, de 12 anos, já conquistou vários títulos importantes na modalidade, mas talvez nenhum deles se compare à titulação de Candidato à Mestre Nacional (CMN). O título concedido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) representa a projeção que todo enxadrista sonha.

“É um reconhecimento oficial de que o atleta está num nível avançado, porém ainda abaixo dos títulos mais altos, como Mestre Nacional (MN), Mestre FIDE (MF), Mestre Internacional (MI), etc.

É um passo importante na carreira de um enxadrista competitivo, especialmente dos jovens talentos que estão crescendo no cenário nacional”, explica Helena, mãe do Arthur.

Ela conta que o filho começou no xadrez quando tinha 10 anos e hoje vem se destacando em muitas competições. Foi campeão paranaense em 2024 e o 3° melhor atleta brasileiro na modalidade Blitz do Campeonato Brasileiro de Xadrez.

Arthur pretende fazer jogadas ainda maiores na sua carreira, a começar pela sua agenda lotada de competições para este segundo semestre. Entre os dias 10 a 13 de julho ele participará do Campeonato Brasileiro Juvenil – Sub-20, em Timbó; Jogos Escolares do Paraná (JEPS) que estão em andamento e terão as finais em agosto, em Toledo; Circuito de Xadrez Alto da XV Mall no dia 27 de julho; XIV Campeonato Pan-Americano Escolar de Xadrez, que será realizado de 29 de agosto a 07 de setembro em Florianópolis, além de muitas outras competições.

Edição n.º 1472.