A Sanepar e a Prefeitura de Araucária promoveram no sábado (12) um mutirão de limpeza no córrego Vila Velha, localizado no Jardim Palomar, ocasião em que também foram ofertadas à comunidade atividades de educação ambiental e serviços comerciais da companhia, na Praça da Bíblia. O objetivo foi sensibilizar os moradores sobre a importância da preservação ambiental, a destinação adequada dos resíduos e o uso correto da rede coletora de esgoto.

Com o apoio do Governo do Estado e das prefeituras, a Sanepar afirma que vem buscando unir forças para que a questão da preservação ambiental e da sustentabilidade sejam constantes no pensamento da população. Para isso, mantém um grupo de voluntários atuante, que vem najudando a levar para as comunidades esse compromisso com o saneamento e o meio ambiente, sobretudo para a preservação dos rios do Paraná.

A abertura dos trabalhos, na Escola Municipal Ibraim Antônio Mansur, levou a Araucária a experiência das Ecobarreiras, apresentada por Diego Saldanha. A convite da Sanepar, ele está percorrendo várias cidades para compartilhar o trabalho desenvolvido ao longo do Rio Atuba, entre os municípios de Curitiba e Colombo, de onde conseguiu retirar 20 toneladas de resíduos. Houve ainda a sensibilização dos moradores por meio da panfletagem.

Simultaneamente, foram disponibilizados serviços comerciais, facilitando o acesso aos serviços da empresa, além de uma barraca de hidratação e atividades lúdicas de educação ambiental, com a presença da Sane, a mascote da Sanepar.

“É nosso compromisso estarmos cada vez mais próximos das pessoas. Aproveitamos para atender algumas comunidades com cadastramento no programa Água Solidária, negociação de débitos nas condições especiais do programa Água em Dia, além de orientações e solicitações de serviços”, disse o gerente-geral Comercial Thiago Semicek. Ele acrescentou que a Sanepar vem aperfeiçoando os seus canais digitais, mas também estamos firmes no propósito de nos aproximarmos cada vez mais das pessoas, pois o contato humano não pode ser substituído”, acrescentou o gerente-geral.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Araucária, Tiago Rodrigo Mello, disse que a ideia é estender a atividade para outras regiões do município e ressaltou a importância da ação. “Podemos trabalhar em conjunto, mostrando à população ações efetivas para a melhoria do meio ambiente do Jardim Palomar. Isso se torna muito importante, passar à frente ações de educação ambiental. Agradeço a toda a equipe de voluntariado, pessoas que disponibilizaram o seu tempo pensando no próximo. É gratificante termos esta cooperação”, destacou.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, a participação da Companhia em ações voltadas à limpeza de rios e de conscientização sempre contribui não apenas com a sociedade, mas também com o meio ambiente.

“Estivemos hoje em Araucária com mais de 50 voluntários, e esta ação conjunta teve um resultado bem importante, com uma coleta grande de lixo que foi retirado das margens do córrego Vila Velha”, conclui.