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Há tanto tempo sem manutenção, já tem até ninho de pássaro dentro das lâmpadas
Há tanto tempo sem manutenção, já tem até ninho de pássaro dentro das lâmpadas
Há tanto tempo sem manutenção, já tem até ninho de pássaro dentro das lâmpadas

Um problema administrativo por parte da prefeitura municipal tem causado grande transtorno aos araucarienses. Desde setembro do ano passado, a cidade está sem receber nenhum tipo de manutenção na iluminação pública, deixando muitos bairros e até mesmo áreas centrais em total escuridão.
Cenário favorável para a ação de bandidos e pessoas mal intencionadas. O problema vem causando muito medo e apreensão na população. “Minha filha estuda à noite e vem para casa de ônibus. Infelizmente, o ponto fica longe da nossa casa e um dos trechos onde ela passa está muito escuro. Para ficar mais tranquilo eu vou buscá-la no ponto todos os dias e nós acendemos a lanterna do celular para poder trafegar ali”, conta o pedreiro Sérgio Henrique Barbosa.
O fato de não estar sendo realizada nenhuma manutenção é por conta da falta de contrato entre a prefeitura e a empresa terceirizada responsável pela ex­cução do serviço. O que ocorreu é que o contrato que estava em vigência acabou e foi realizado um novo processo licitatório para a escolha de um novo fornecedor. Como esse processo é um pouco demorado, foi contratado um segundo fornecedor por meio de contrato emergencial para rea­lizar os trabalhos, enquanto o outro processo estava em trâmite.
Neste meio tempo, iniciou uma guerra judicial entre os dois fornecedores; o vencedor da licitação e o vencedor do contrato emergencial, ambos querendo ser o prestador de serviço. Tendo em vista que a prefeitura não pode ter duas empresas para um único contrato, a cidade ficou com o prejuízo e, enquanto essa questão judicial não for resolvida, a prefeitura está impedida de fazer a contratação.
Por enquanto, não há previsão para que o problema seja resolvido. De acordo com Nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), “A nova gestão busca meios para que o serviço seja retomado o quanto antes. Mas é preciso lembrar que esta reto­mada depende de a Justiça decidir qual empresa ficará responsável pelo atendimento. A disputa na Justiça ocorre entre as empresas concorrentes”.
Taxa de iluminação
O grande questionamento da população é em relação ao pagamento mensal de uma taxa de iluminação pública que, independentemente do serviço estar sendo prestado ou não, é cobrada todos os meses juntamente com a conta de luz da Copel (Compa­nhia de Energia Elétrica).
“Isso é um absurdo. Além de estarmos no escuro, sem segurança, ainda temos que pagar todos os meses essa taxa. É só olhar na conta que você vê essa cobrança. Tem gente que paga e nem sabe. Não dá pra concordar com uma coisa dessa”, reclama o pedreiro Sérgio Henrique Barbosa.
Essa taxa se chama Cosip (Custeio do Serviço de Iluminação Pública) e existe para que o município possa cobrir os gastos com a ampliação, operação, manutenção, eficientização e consumo da energia elétrica da iluminação pública. A cobrança é instituída através de lei e pode ser reajustada anualmente ou de acordo com a necessidade. O último reajuste foi de 60% em dezembro de 2015.
Em Araucária, a base de cálculo para essa cobrança é dividida em três categorias de consumo: residencial, comercial e industrial, sendo que cada uma dessas categorias tem doze faixas de consumo. Os valores variam de R$ 7,30 a R$ 146,02. Os contribuintes que consomem até 100kWh por mês são isentos deste pagamento.

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