Uso excessivo da musculatura, maus hábitos posturais, movimentos incorretos e até mesmo estresse, podem acarretar problemas no sistema neuro-músculo-esquelético e trazer sérias consequências para a saúde em geral. E o que fazer quando somos surpreendidos com as fortes dores no corpo? Geralmente as pessoas recorrem a relaxantes musculares. Mas você sabia que é possível resolver esse problema de outra forma? Com as técnicas certas e profissionais habilitados, é possível alcançar resultados excelentes.
O espaço Além do Olhar – Excelência em Massagens oferece a combinação de duas técnicas, que são a liberação miofascial, como é conhecida popularmente, junto à quiropraxia, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente. Para entender melhor como as técnicas funcionam, o massoterapeuta Diego Freitas dá algumas explicações sobre a musculatura do corpo. “Todos os músculos são envolvidos por um tecido conjuntivo chamado fascia. Nossos nervos são contrários, ou seja, quando contraímos o tríceps, relaxamos o bíceps, ainda que eles estejam no mesmo grupo muscular. A fascia envolve esse grupo e, se ela está presa no bíceps, a pessoa não terá boa flexibilidade, resultando em tensão e um rendimento não satisfatório nos seus treinos. Por outro lado, o tríceps também sofrerá, porque não conseguirá trabalhar totalmente. Sendo assim, terá uma carga maior, podendo até, provocar lesões”, esclareceu.
Ainda de acordo com o massoterapeuta, quando é feita a liberação do bíceps, o músculo ganha maior flexibilidade, há melhor absorção de proteínas e suplementos, a circulação e a força melhoram, entre outros benefícios proporcionados por este tipo de massagem. Sendo assim, a liberação miofascial é bastante indicada para tendinite, dor nas costas de forma geral, atletas e pessoas que praticam exercícios físicos.
Quanto à quiropraxia, Diego explica que a técnica permite que sejam feitas correções posturais, alongamento da musculatura e alívio das dores, já que funciona como uma “massagem neurológica”, uma vez que as informações que passam pelo nosso corpo percorrem um caminho rápido entre a medula e o cérebro. “Um exemplo claro disso é quando mexemos os dedos, o caminho da informação passa pela medula, onde estão as vértebras, e quando uma vértebra está subluxada, parcialmente fora do lugar, essas informações não seguem corretamente o caminho que deveriam até o cérebro, pois sofrem uma interrupção. Se há um bloqueio entre a medula e o cérebro, a informação pode ir lentamente ou até mesmo não ir. Desta forma, a resposta imediata que nosso corpo entende é a dor”, ilustrou o profissional.
De acordo com ele, a quiropraxia é a técnica que realiza o ajuste das vértebras, desde a cervical até a lombar, promovendo um fluxo para as informações no corpo. A técnica é aplicada com as mãos, por meio de manobras extremamente seguras de alta ou baixa velocidade. “Quando tudo está alinhado, as informações circulam da forma como devem, rapidamente e sem nenhuma obstrução. O mesmo acontece com as articulações, se elas estão parcialmente machucadas ou fora do lugar, as informações não chegarão corretamente”, elucidou o massoterapeuta, lembrando que grande parte dos pacientes, após tratarem a dor, acabam adotando a técnica como um hábito de vida, já que eles obtêm níveis de qualidade de vida muito melhores, que vão desde aspectos como sono e controle do estresse.
Importância da avaliação
O massoterapeuta comenta ainda que a indicação da quiropraxia vai depender da avaliação inicial do paciente, ou seja, se ele tiver hérnia de disco ou algum outro problema específico, não é aplicada a quiropraxia na região afetada devido ao risco de lesão. “Por isso, é muito importante que na conversa inicial todos esses pontos sejam esclarecidos, para que a melhor técnica seja indicada.
Importante ressaltar que essas massagens são extremamente benéficas para aqueles que sofrem de fibromialgia, insônia, enxaqueca, entre outras situações”, completou.
Além da quiropraxia e da liberação miofascial, o espaço Além do Olhar oferece mais de 20 técnicas de massagem, voltadas a relaxamento, terapêuticas e ainda para fins estéticos. Todas elas, aplicadas pelos massoterapeutas Diego e Beatriz de Freitas.
Serviço
O espaço Além do Olhar, agora com espaço reformulado para garantir mais conforto aos seus pacientes, fica na rua Edmundo Gonçalves Ferreira, 1183, no bairro Vila Nova. Os atendimentos são realizados com hora marcada. Mais informações pelos telefones 98482-0082 ou 98717-7723.
Galeria de fotos
Texto: Maurenn Bernardo
Fotos: Everson Santos
Publicado na edição 1200 – 20/02/2020