O Cartório Eleitoral de Araucária deverá iniciar nos próximos dias a convocação dos mesários que irão atuar nas eleições municipais deste ano, conforme determina o Tribunal Regional Eleitoral – TRE-PR, que liberou o chamamento que começou na terça-feira, 18 de agosto, e segue até o próximo dia 16 de setembro. Segundo o Cartório local, os mesários deverão receber mensagens pelo WhatsApp Business, que também irá fornecer o link para o treinamento virtual. “Por critérios do sistema, haverá preferência aos mesários que já atuaram em eleições passadas; e para vagas remanescentes, o sistema listará aqueles que estiverem inscritos no site do TSE, como Mesários Voluntários”, explica a chefe do Cartório, Yna Honda.
Em Araucária, há previsão para a convocação de 1.012 mesários, que vão atuar nas 253 seções, sendo 4 em cada uma. Em Contenda, cuja eleição é organizada pelo Cartório de Araucária, há previsão para 37 seções, que receberão 4 mesários em cada uma, totalizando 148. O processo contará ainda com o trabalho de auxiliares do juízo, que atuarão nos locais de votação, orientando e apoiando a logística da eleição. “Importante ressaltar que nosso trabalho está pautado nas orientações dos órgãos superiores, com adaptações às peculiaridades locais”, comentou Yna.
A capacitação dos mesários será realizada, pela primeira, vez à distância. Os treinamentos terão início em setembro e a eleição para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito acontece no dia 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).
Vantagens
Todos os eleitores que se voluntariarem ou forem convocados terão algumas vantagens, previstas na legislação eleitoral, como direito a dois dias de folga por dia trabalhado, sem perda do salário (o dia dedicado à capacitação também conta como dia trabalhado); auxílio alimentação no(s) dia(s) de votação; validação da prestação de serviço como 30 horas complementares (ou 60 se houver segundo turno) nas instituições de ensino superior conveniadas ao Projeto Universidade Amiga; terá critério de desempate para vagas em cargos em concurso público, quando previsto no edital; isenção de pagamento de taxas em concursos públicos realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Poder Público Estadual (Lei 19.196/2017).
Seja um voluntário!
Todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, pode ser um mesário voluntário. Este ano, pela primeira vez, os mesários podem se inscrever pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado em qualquer plataforma (Android e iOS) no Google Play e na Apple Store ou através do link http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesario-voluntario.
Texto: Maurenn Bernardo
Foto: Everson Santos
Publicado na edição 1226 – 20/08/2020