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Ensino remoto trouxe impactos negativos no processo de aprendizagem
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Em tempos de pandemia, a sociedade como um todo teve de aprender a lidar com uma nova realidade. Quando se trata da educação, as mudanças foram ainda mais impactantes, pois obrigaram escolas alternativas para substituir as aulas presenciais. As crianças e os jovens também não estavam acostumados a rotinas pesadas de estudos em casa e pra piorar, eles não possuem a maturidade e autonomia exigidas no ensino a distância, em especial na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Diante desse panorama, fica fácil perceber que a pandemia trouxe impactos negativos para a aprendizagem.

A professora e pedagoga da rede municipal de ensino, Eliane Buwai Krupa, que atualmente está na direção do Departamento de Ensino Fundamental da SMED, explica que a rede municipal de ensino de Araucária é um sistema e segue as deliberações do Conselho Municipal de Educação, de acordo com as normas estaduais e federais. Diante da pandemia no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais e início das atividades pedagógicas de forma remota, o Conselho Nacional de Educação emitiu o Parecer 05/2020 que orientou a progressão continuada, num ciclo emergencial com a fusão curricular dos anos de 2020 e 2021. Sendo assim, o CME Araucária emitiu o Parecer 15/2020 e Resolução 04/2020 que culminaram na progressão continuada na rede municipal de ensino também. “Frente a esse contexto, as lacunas no processo de ensino e aprendizagem que já existiam ficaram ainda mais evidentes, pois a mediação tão importante do professor/educador nesse processo ficou comprometida devido a inúmeros fatores. Sabemos que houve sim aprendizagem, mas, há também a defasagem de objetos de conhecimento (conteúdos) que precisam ser recuperados ao longo deste e dos próximos anos”, pontuou a pedagoga.

Ainda de acordo com ela, o desafio é grande, pois ainda não há segurança sanitária para o retorno presencial e diante disso, o ensino remoto continua. “Passamos orientações constantes às unidades educacionais para que busquem formas de mediar o processo, de manter a parceria com as famílias e assim, manter o vínculo com o processo de ensino e aprendizagem, buscando sanar as dificuldades apresentadas nas avaliações diagnósticas que são realizadas. Também foi retomado o atendimento do Suporte Pedagógico que é um serviço ofertado em contraturno para as crianças e estudantes que possuem dificuldades ou transtornos de aprendizagem”, observou Eliane.

Ressaltou ainda que a Secretaria Municipal de Educação de Araucária vem buscando encontros de formação continuada constantes com os profissionais e vem desenvolvendo um minucioso trabalho em parceria com estes profissionais para a revisitação do currículo. “Propomos uma análise criteriosa dos conteúdos, visando a efetivação destes de maneira significativa com os conteúdos essenciais para cada etapa de ensino, para assim, ao longo de uma trajetória, chegarmos aos resultados desejados para uma educação pública de qualidade para toda a rede”, esclareceu a pedagoga.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1265 – 10/06/2021

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