Nos últimos dias o Ginásio Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira, recebeu milhares de pessoas com 18 anos completos ou mais, ansiosas para tomarem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Após mais de um ano de pandemia, o avanço na campanha de imunização em nível nacional é sinônimo de alívio. Desta forma, um novo calendário de vacinação começou a ser traçado pelos estados, incluindo desta vez a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos.
A discussão acerca da vacinação das pessoas menores de 18 anos ganhou força nas últimas semanas. A partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira, 21, de que os estados e municípios têm competência para decidir sobre a vacinação de adolescentes maiores de 12 anos, a despeito das determinações do Ministério da Saúde, pais e responsáveis começaram a se questionar quando as vacinas chegariam até seus filhos.
Quem poderá se vacinar
O Ministério da Saúde emitiu uma Nota Técnica recomendando a vacinação apenas para adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou estejam privados de liberdade. A imunização deste público acontecerá exclusivamente com a vacina da Pfizer/BioNTech.
Já o Governo do Paraná explicou que o início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens de 17 anos sem comorbidades foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na quarta-feira, 22. O assunto já havia sido discutido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Conselho de Secretarias Municipais do Paraná (Cosems/PR) na terça-feira, 21, e foi oficializado em forma de deliberação para os 399 municípios.
“O Ministério da Saúde ainda não enviou remessas de vacinas destinadas à imunização de menores de idade. A vacinação deste público deverá ser realizada, neste primeiro momento, com doses remanescentes da reserva técnica, que é enviada em todas as pautas de distribuição para os municípios”, diz o informe divulgado. Uma comitiva com representantes da Secretaria Estadual da Saúde será enviada a Brasília nesta quinta-feira, 23, para solicitar novas doses para vacinação desta faixa etária.
Em Araucária
Diante das mais de 500 mortes causadas pelo vírus somente no município, toda comunidade se encontra ansiosa pelo início da vacinação dos adolescentes araucarienses. Questionada sobre a nova fase da campanha contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) disse que Araucária vai seguir as determinações da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
“É importante destacar que o andamento da imunização depende da chegada de novas doses. Detalhes sobre a vacinação devem ser divulgados ainda esta semana pela Prefeitura”, disse a pasta.
Texto: Katty Ferreira
Publicado na edição 1280 – 23/09/2021