Quando se fala em acampamento, é comum lembrar daqueles fins de semana nas áreas de camping na praia com os amigos e familiares mais chegados. No entanto, existem acampamentos muito maiores e estruturados com atividades para os corajosos e centenas de participantes. Esse foi o caso do “Campori de Desbravadores”, que aconteceu no município paulista de El dourado entre os dias 16 e 19 de outubro.
De acordo com Aline Oliveira, responsável pelos clubes de desbravadores de Araucária, quatro grupos da cidade marcaram presença no evento e aproveitaram a companhia de quase 3 mil acampantes de diversas cidades do Paraná. “Nós tivemos o Clube Novo Amanhã, do Centro, o Araucárias, do Jardim Bela Vista, o Luz das Araucárias, do Sol Nascente e também o Falcões, que se reúnem no Estação. Então, a cidade foi bem representada”, conta.
Segundo ela, os adolescentes entre 10 e 15 anos que participam desses grupos precisam se preparar para o encontro desde janeiro. Depois, disso, eles têm a oportunidade de mostrar seus conhecimentos e habilidades em diversas atividades recreativas, mentais e espirituais preparadas pelos líderes da região. “É o evento mais esperado do ano!”, garante.
Para Vitor Mateus Carvalho, de 15 anos, todas as programações foram marcantes e o calor chamou a atenção. “Estava muito quente lá, mas eu gostei de tudo”, conta. Já para Alana Mosquem, de 12 anos, o clima até ajudou na realização das atividades na água. “Em uma das gincanas, por exemplo, você descia no tobogã, pegava algumas cordas dentro das boias, nadava até a beira da piscina e fazia os nós exigidos. Eu não participei dessa, mas quem foi aproveitou para se refrescar”, recorda.
Além de unirem diversão e conhecimento nas recreações, os desbravadores também assistiram a várias palestras e aprenderam a respeito do amor de Deus. “Os temas apresentados foram muito bons e as apresentações com estatísticas chamaram a atenção do pessoal”, afirma a conselheira Tcharla Larissa.
Para completar, os clubes da cidade ficaram entre os melhores classificados do evento e ainda conheceram pontos turísticos da região.
Texto: Raquel Derevecki / Fotos: Divulgação